A corrida é uma das competições criadas nos Jogos Olímpicos da Antiguidade que sobreviveu ao tempo ...

Qual é a origem das Olimpíadas? O maior evento esportivo do mundo

Paris, na França, recebe mais uma edição dos Jogos Olímpicos em 2024, mas a competição esportiva mundial tem uma história secular que se iniciou em outro país europeu.

A corrida é uma das competições criadas nos Jogos Olímpicos da Antiguidade que sobreviveu ao tempo e segue importante nas Olimpíadas atuais. Na foto, vemos uma corrida feminina em um estádio de atletismo na Filadélfia, Estados Unidos.

Foto de BRUCE DALE
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de jul. de 2024, 12:00 BRT

As Olimpíadas mobilizam diversos países do mundo de quatro em quatro anos, que se reúnem para competir em variadas modalidades esportivas com seus melhores atletas. É a grande festa mundial do esporte que esse ano, pela terceira vez, terá como palco dos Jogos Olímpicos 2024, a capital da França: Paris – a partir de 26 de julho. 

Apesar da França ter uma forte ligação com a história das Olimpíadas, foi em outro país europeu que ela nasceu – na Grécia. Muito antes do mundo ter a divisão política que conhecemos hoje, há cerca de 3 mil anos Grécia Antiga foi o local de origem e criação dos Jogos Olímpicos, segundo o site da World History Encyclopedia (plataforma de conhecimento sobre história). Conheça a origem das Olimpíadas na Grécia Antiga e como foi criada a competição olímpica da era moderna.

(Veja também: Paris está se tornando elétrica. Que tal ter uma nova perspectiva da cidade com um passeio de carro elétrico?)

A origem das Olimpíadas é na Grécia Antiga

Também conhecidos como Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um evento esportivo realizado a cada quatro anos no Monte Olimpo, um local sagrado de Olímpia, localizado no oeste do Peloponeso – uma península no sul da Grécia. E, conforme a enciclopédia de história, as antigas Olimpíadas foram realizadas durante cerca de 776 a.C. até 393 d.C

Alguns relatos mitológicos atribuem a Zeus (deus supremo dos gregos) o início dos Jogos Olímpicos para comemorar sua vitória sobre Cronos (deus do tempo) e a partir de então, se tornou um evento esportivo em homenagem à Zeus, segundo explica a World History Encyclopedia. Para os gregos, o esporte, ter um corpo saudável e manter um espírito competitivo eram uma grande parte da educação e cultura grega.

A imagem mostra o Kripta, que era a entrada oficial do estádio de Olímpia ( criado em 200 a.C.) - cidade grega onde se originou os Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Foto de Mark Cartwright World Encyclopedia of History, CC BY-NC-SA 4.0

De acordo com a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido), os jogos eram realizados a cada quatro anos, aproximadamente entre 6 de agosto e 19 de setembro, e ocupavam um lugar tão importante na história grega que, no final da Antiguidade, os historiadores mediam o tempo pelo intervalo entre os jogos – uma Olimpíada

As modalidades esportivas Jogos Olímpicos da Antiguidade eram outras, sendo que algumas resistem ao tempo e foram inseridas nos jogos modernos. Conforme conta a Britannica, o evento começou apenas com uma corrida a pé na pista de Olímpia (que era chamada de “stade”) e, a cada edição, novos esportes começaram a fazer parte das Olimpíadas, que chegou a ter: corrida de cavalosboxeluta livre e o pentatlo (uma competição que reunia salto em distância, lançamento de dardo,  lançamento de disco, corrida e luta livre). 

Como relata o site oficial das Olimpíadas, com a ascensão do Império Romano em toda a Europa e além, a antiga tradição grega dos jogos esportivos começou a perder força. Até que em 393 d.C., o Imperador Romano Teodósio I proibiu de vez os Jogos Olímpicos da Grécia por motivos religiosos – alegando que eles incentivavam o paganismo. 

A criação das Olimpíadas da era moderna

Os gregos foram responsáveis pela origem e realização dos primeiros Jogos Olímpicos. Mas quem criou as Olimpíadas modernas como conhecemos hoje? Desde a proibição, ainda durante o Império Romano, levou séculos para o conceito ser retomado – somente no século 19.

mais populares

    veja mais

    A primeira Olimpíada da era moderna foi realizada em Atenas, na Grécia, em 1896, para homenagear os criadores dos jogos. Acima, vemos uma imagem representando dois antigos lutadores gregos de luta livre - um dos esportes dos Jogos Olímpicos da Antiguidade que eram realizados em Olímpia. 

    Foto de Mark Cartwright Encyclopaedia of World History, CC BY-NC-SA 4.0

    É nesse momento que a França entra na história das Olimpíadas, graças a um parisiense de família tradicional chamado Pierre de Coubertin que adorava esportes, conforme a Britannica. Em seus estudos sobre educação física, ele conheceu o inglês Dr. William Penny Brookes, que tentou por décadas reviver os antigos Jogos Olímpicos – e até chegou a realizar uma competição local em Londres, na Inglaterra, em 1866. 

    Só que Coubertin era mais ambicioso e queria realizar um evento esportivo mundial e realizou em Paris um Congresso Olímpico em 1894 com representantes da Bélgica, Grã-Bretanha, Grécia, Irlanda, Itália, Rússia, Espanha, Suécia e Estados Unidos – dando o pontapé inicial a criação dos Jogos Olímpicos da era moderna, como conta o site oficial do evento. 

    Qual foi o local da primeira Olimpíada moderna, realizada em abril de 1896? Foi Atenas, na Grécia – em homenagem aos criadores do evento. E quatro anos depois, respeitando a antiga tradição grega do tempo entre os jogos, a competição teve sede em Paris, na França, em 1900 – cidade que recebeu os jogos ainda em 1924 e agora, 100 anos depois, será a casa das Olimpíadas 2024.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados