O que é um furacão e em quais categorias ele se classifica?
O fenômeno também é chamado de ciclone tropical. Saiba quais tipos de furacões existem.
Imagem do furacão Beryl, de categoria 4, na costa de Granada, no Mar do Caribe, enquanto a Estação Espacial Internacional orbitava a uma altitude de 421 quilômetros.
Um furacão é um fenômeno meteorológico que ocorre na baixa atmosfera e consiste em um grande redemoinho em forma de funil, conforme definição da Comissão Nacional de Prevenção de Riscos e Resposta a Emergências da Costa Rica.
O termo científico usado para este fenômeno é ciclone tropical. No entanto, ele recebe nomes diferentes dependendo de onde ocorre, de acordo com o National Hurricane Center (NHC na sigla em inglês), integrante dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental (NCEP, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
O termo furacão é usado para ciclones tropicais no Hemisfério Norte, a leste da Linha Internacional de Data (linha imaginária desenhada sobre o Oceano Pacífico) até o Meridiano de Greenwich. O termo tufão, por sua vez, é usado para ciclones tropicais que ocorrem no noroeste do Pacífico.
O diâmetro máximo de um furacão atinge cerca de 1 mil quilômetros e pode chegar a 10 quilômetros de altura. Ele é capaz de produzir ventos com velocidades superiores a 200 quilômetros por hora, com rajadas de até 400 quilômetros por hora, causando também fortes chuvas.
(Você pode se interessar por: Qual é a diferença entre um tornado e um furacão? Saiba o que diz a Nasa)
Quais tipos de furacão existem?
Existem diferentes tipos de furacões. Segundo a Escala de Saffir-Simpson, são estabelecidas as seguintes categorias:
- Depressão tropical: se caracteriza por ser um grupo de tempestades com ventos de até 63 quilômetros por hora.
- Tempestade tropical: é nesta fase que um nome é dado ao fenômeno e o movimento dos ventos se torna mais circular. Os ventos atingem entre 63 a 117 quilômetros por hora.
- Furacão: a tempestade tropical se converte em furacão com ventos de 118 quilômetros por hora. Neste ponto, ele o fenômeno recebe classes de intensidade, de acordo com seus ventos.
Neste caso, eles são classificados em ordem crescente como:
- Classe 1: apresenta ventos entre 118 e 153 quilômetros por hora.
- Classe 2: apresenta ventos entre 154 e 177 quilômetros por hora.
- Classe 3: apresenta ventos entre 178 e 209 quilômetros por hora.
- Classe 4: apresenta ventos entre 210 e 249 quilômetros por hora.
- Classe 5: apresenta ventos com mais de 250 quilômetros por hora.