O que causa o aquecimento global?

O aumento da temperatura da Terra é o principal motor das mudanças climáticas. Saiba como ele acontece.

Chaminés expelem fumaça em uma siderúrgica na cidade de Ostrava, República Tcheca.

Foto de James P. Blair
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de nov. de 2022, 10:10 BRT

O aquecimento global fez com que os últimos seis anos fossem os mais quentes registrados desde 1880 (era pré-industrial), de acordo com um comunicado de imprensa da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado em janeiro de 2022. 

Em 2015, os Estados Membros do Acordo de Paris se comprometeram a limitar o aumento da temperatura média da Terra bem abaixo de 2°C, de preferência a 1,5°C. Entretanto, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) alerta que esse patamar pode ser alcançado já nos próximos 15 anos, se as causas do aquecimento global não forem enfrentadas. Veja quais são essas causas: 

Principal causa: ações humanas

De acordo com o Pnuma, as atividades humanas são as responsáveis pela maior parte do aquecimento global. Isso porque as práticas usadas para a manutenção da sociedade moderna emitem gases de efeito estufa (GEE). 

Entre as principais atividades geradoras de GEE, a organização internacional aponta a geração de energia elétrica e de calor por meio da queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural; a atividade industrial na produção de artigos como cimento, ferro, aço, eletrônicos, plásticos, roupas e outros bens; a mineração; e o desmatamento.

Lascas de madeira terão como destino uma fábrica de papel em Kushiro, Japão.

Foto de James P. Blair

Qual a relação do efeito estufa com o aquecimento global

O efeito estufa é o aquecimento da atmosfera causado por determinados gases. Os chamados gases de efeito estufa, como dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, retêm parte do calor do Sol, impedindo que ele escape novamente para o espaço. Esse efeito é o que torna o clima na Terra adequado para a vida. 

Entretanto, quanto maior a quantidade de gases de efeito estufa, mais calor é retido. Segundo o relatório da OMM, por conta das ações humanas, em 2020, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera atingiu o maior índice já registrado: 4,14 partes por milhão (ppm).

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados