Conheça Alter do Chão, o “Caribe amazônico”

Vila localizada em Santarém, no Pará, é um dos principais destinos turísticos na Amazônia brasileira e chama a atenção pelas praias de areia branca banhadas pelo Rio Tapajós.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 15 de mar. de 2023, 12:47 BRT

A Ilha do Amor é um dos principais pontos turísticos de Alter do Chão.

Foto de Cristino Martins Agência Pará

Se você está buscando destinos para conhecer na Amazônia, Alter do Chão já deve ter aparecido nas suas pesquisas. A vila é um distrito do município de Santarém, no Pará, e é conhecida como o “Caribe da Amazônia” pelas praias de areia branca e água azul cristalina. A única diferença é que, ao invés do mar, a vila é banhada pelo rio Tapajós.  

Para chegar a Alter do Chão, a base é a cidade de Santarém, que conta com um aeroporto que recebe voos diretos provenientes de Brasília, Belém e Manaus. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo do município, também é possível chegar à cidade através de uma viagem de barco pelo Rio Amazonas, saindo de Belém ou Manaus, mas a travessia pode levar de um a dois dias.

Uma vez em Santarém, o turista pode chegar à Alter do Chão pela rodovia estadual Everaldo Martins (PA-457). O trajeto, de 37 km, pode ser feito por ônibus, táxi ou carro de aplicativo e dura cerca de 45 minutos. 

Por que visitar Alter do Chão?

Alter do Chão é uma mistura singular de ambientes amazônicos, que proporciona uma experiência única da Amazônia brasileira. Os principais pontos turísticos da vila são a Ilha do Amor, as praias do Rio Arapiuns e o passeio de canoa ou a caminhada pela “floresta encantada”, que na verdade é o Igarapé dos Macacos, um braço do Rio Tapajós de baixa profundidade e com vegetação densa. 

Durante a estadia, também é possível visitar comunidades ribeirinhas locais, que atendem os turistas com venda de refeições e de artesanato. Além disso, a vila conta com boa infraestrutura de hotéis, pousadas, agências de turismo para passeios e restaurantes com pratos típicos da culinária paraense. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados