O que é a Amazônia Legal?
Trecho da floresta amazônica em Mato Grosso, um dos estados brasileiros que conta com este bioma.
A maior parte do bioma amazônico, que abrange nove países da América do Sul, está no Brasil. Devido a sua grande importância ambiental e política, o governo brasileiro instituiu um recorte geográfico batizado de Amazônia Legal nos anos 1950, como uma tentativa de desenvolver e integrar a região da bacia amazônica por meio de incentivos fiscais e desenvolver políticas públicas específicas para a região, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Amazônia Legal toma uma área de aproximadamente 5 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 59% do território brasileiro. Atualmente, segundo o IBGE, a região administrativa engloba nove estados e 772 municípios distribuídos da seguinte forma: Acre (22 municípios), Amapá (16), Amazonas (62), Mato Grosso (141), Pará (144), Rondônia (52), Roraima (15), Tocantins (139) e parte do Maranhão (181).
Também de acordo com o IBGE, apesar de o Maranhão ser o estado com o maior número de municípios dentro da Amazônia Legal, são considerados parte do recorte apenas as cidades situadas a oeste do Meridiano 44º.
(Relacionado: O que é o Fundo Amazônia?)
Administrada pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a Amazônia Legal abriga 56% da população indígena brasileira. Em questão de biodiversidade, a área é de suma importância, pois, além da floresta tropical, também engloba 37% do Cerrado, 40% do Pantanal e pequenos trechos de formações vegetais variadas.