Qual é a origem do Dia da Terra, uma data que inspira a criação de leis favoráveis ao meio ambiente

Ao longo dos anos, a data foi ganhando força e inspirou a criação de leis favoráveis ao meio ambiente.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de abr. de 2023, 16:36 BRT
Fotografia da Terra tirada do instrumento Viirs, a bordo de um lançamento da Nasa.

Fotografia da Terra tirada do instrumento Viirs, a bordo de um lançamento da Nasa.

Foto de NASA

 O Dia da Terra é uma das datas mais importantes do ano, principalmente no atual cenário de aquecimento global e mudança climática.

De acordo com a Earthday.org, uma organização sem fins lucrativos que organiza a comemoração, o Dia da Terra marca o aniversário do nascimento do movimento ambiental moderno, em 1970.

O dia teve origem nos Estados Unidos por iniciativa de Gaylord Nelson, senador do estado de Wisconsin. Preocupado com a degradação ambiental e inspirado pelo movimento estudantil anti-guerra, Nelson anunciou publicamente a ideia de organizar uma manifestação nos campi universitários. 

O senador convenceu o congressista Pete McCloskey a se juntar a ele. Os dois chamaram o jovem ativista Denis Hayes para organizar os comícios. Reunidos, eles elegeram a quarta-feira, 22 de abril, como o dia da mobilização. A ideia de escolher um dia útil entre as férias da primavera e os exames finais das universidades tinha o objetivo de maximizar a participação dos estudantes.

Hayes rapidamente organizou mobilizações em todo o país. Foi então que eles decidiram nomear o protesto de “Dia da Terra”, atraindo a atenção da mídia. A primeira manifestação da data foi um sucesso: 20 milhões de norte-americanos (10% da população total do país na época) participaram dos atos e inspiraram a aprovação de leis ambientais.

Em 1990, o movimento tornou-se global, atraindo 200 milhões de pessoas em 141 países. Segundo a Earthday.org, todas essas mobilizações ajudaram a pavimentar o caminho para a Cúpula da Terra da ONU de 1992 (a Eco-92), que reuniu autoridades e lideranças políticas de todo o mundo no Rio de Janeiro para discutir o futuro do planeta.

Ao longo do tempo, o Dia da Terra cresceu em popularidade e, com o surgimento de novas ferramentas (como a internet), tornou-se uma das datas mais importantes.

Mais de 1 bilhão de pessoas participam a cada ano com objetivo de mudar o comportamento humano e criar novas políticas globais, nacionais e locais, de acordo com a Earthday.org.

Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução na qual formalizou o 22 de abril como Dia Internacional da Mãe Terra, popularmente chamado de Dia da Terra.

Nos dias de hoje, o Dia da Terra segue extremamente relevante. Em 2023, a data leva o tema  “Invista no Nosso Planeta”: o objetivo é inspirar pessoas em todo o mundo a construir uma sociedade e economia mais sustentáveis.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados