Qual é a diferença entre tempo e clima?

A chave para distinguir entre eles está no período de tempo que abrangem. Um trata de eventos de curto prazo. O outro analisa as condições em um longo período de tempo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de mar. de 2024, 12:00 BRT
O tempo se refere a fenômenos diários, que podem incluir sol, chuva, neve, granizo, neblina, nevascas, entre outros.

O tempo se refere a fenômenos diários, que podem incluir sol, chuva, neve, granizo, neblina, nevascas, entre outros. 

Foto de Cory Richards

Muitas vezes, ao verificar a previsão do tempo para saber se o dia estará quente ou frio, ou ao fazer planos para diferentes épocas do ano, dois termos intimamente relacionados aparecem e podem ser confundidos. 

Como as estações mudam do verão para o outono no Hemisfério Sul, e do inverno para a primavera no Hemisfério Norte, vale a pena fazer uma pausa para entender o que é tempo e clima e como eles diferem.

Tempo (ou simplesmente clima) é o estado da atmosfera em um determinado momento e é definido por fatores meteorológicos, como temperatura, precipitação, pressão atmosférica, vento e umidade, define a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

É um fenômeno diário que pode se referir a sol, chuva, neve, granizoneblina, nevascas, tempestades e outros eventos semelhantes. Portanto, ele influencia a vida cotidiana das pessoas.

Por esse motivo, é necessário ter previsões meteorológicas que forneçam informações para apoiar a tomada de decisões - desde a escolha do que vestir até a tomada de medidas oportunas diante de tempestades ou furacões iminentes.

O que é clima?

Clima é a média das condições meteorológicas em um determinado local durante um longo período de tempo. Esse período pode variar de meses a milhares ou milhões de anos, de acordo com a OMM. A agência meteorológica mundial usa um período de 30 anos para determinar o clima médio, de acordo com seu site.

O sistema climático é composto por cinco elementos principais que interagem entre si e determinam os padrões e a variabilidade do clima . São eles: a atmosfera, a hidrosfera (oceanos, lagos e rios), a criosfera (gelo e neve), a litosfera (superfície terrestre) e a biosfera (organismos vivos).

A melhor maneira de distinguir entre os conceitos de tempo e clima é considerar o período que eles abrangem.

Foto de Ronan Donovan

Ao observar e monitorar os componentes do sistema climático (como temperatura, precipitação, pressão atmosférica, cobertura de gelo e ciclos de carbono) durante um longo período de tempo, os especialistas podem entender melhor o clima e prever como será no futuro.

A agência meteorológica explica que o sistema climático muda ao longo do tempo sob a influência de sua própria dinâmica interna e devido a forçantes externos, como erupções vulcânicas, variações solares e forçantes antropogênicas.

Sobre esse último ponto, a agência observa que a influência humana aqueceu a atmosferaos oceanos e a terra e levou a mudanças rápidas e generalizadas na atmosfera, nos oceanos, na criosfera e na biosfera. A escala das mudanças recentes, segundo a agência, não tem precedentes em muitos séculos.

Então... Qual é a diferença entre tempo e clima?

Em última análise, a melhor maneira de distinguir entre os dois conceitos é considerar o período de tempo que eles abrangem.

O tempo meteorológico descreve eventos de curto prazo. Já o clima trata das condições meteorológicas médias durante um longo período de tempo em um local específico.

Uma boa maneira de lembrar disso é pensar na frase "tempo é o que você espera, clima é o que você tem", conforme recomendado pela Nasa e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados