Qual é o país onde mais chove?

Sair de casa sem um guarda-chuva é um erro grave para quem vive nestas partes do planeta. Tudo por conta da alta probabilidade de temporais durante o dia – por quase todo o ano.

Uma tempestade de chuva na Tanzânia.

Foto de Robin Hammond
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de mai. de 2023, 16:03 BRT

Os dilúvios permeiam o imaginário cultural e artístico das pessoas, mas podem ser uma realidade para quem mora em cidades nas quais a chuva é uma constante. E onde a melhor forma de se viver é acompanhar a meteorologia dia a dia.

A abundância ou não de chuvas incide diretamente sobre a maneira como a população organiza sua forma de viver, como explica a Fundação Aquae, entidade espanhola dedicada a estudar o manejo de água de maneira sustentável para o meio ambiente

A entidade que estuda a água mantém dados referentes aos locais do mundo com maior incidência pluviométrica, respondendo à pergunta: qual é o país onde mais chove? 

Colômbia: o país com o maior volume de chuvas por ano

A Aquae afirma que a Colômbia é o país do mundo com o maior número de milímetros de precipitação por ano: 3.240 milímetros no total, devido à posição geográfica em que seu território está localizado. 

A floresta tropical colombiana está inserida em um cinturão de baixa pressão onde grandes massas de ar quente e úmido se interconectam. E de todas as regiões colombianas, a cidade que recebe mais chuvas por ano é Lloró, um município no departamento de Chocó.

De acordo com a Aquae, a quantidade de água por ano que inunda a cidade é dez vezes maior que a quantidade média de milímetros de chuva que cai nos pampas da Argentina, por exemplo, considerada uma das planícies mais férteis do planeta. 

Lloró é seguida pelo pela cidade de Quibdó, localizado no mesmo departamento, e que possui cerca de 1.000 milímetros de chuva por mês. 

Os países mais chuvosos da Europa

Já fora da América Latina, a fundação Aquae – que também tem como meta aumentar a conscientização das pessoas sobre os cuidados com a água–, indica também quais são os países europeus que possuem as maiores precipitações chuvosas anualmente, em dados medidos em bilhões de metros cúbicos (m³). Os dados obtidos vêm da Comissão Europeia e são do ano de 2017: 

  1. França: 500,8 m³ anuais;
  2. Espanha: 346,5 m³ anuais;
  3. Suécia: 342,2 m³ anuais;
  4. Reino Unido 287,6 m³ anuais;
  5. Alemanha: 278,0 m³ anuais;
  6. Itália: 241,1 m³ anuais;
  7. Polônia: 194,0 m³ anuais;
  8. Bulgária: 72,6 m³ anuais;
  9. República Tcheca: 54,7 m³ anuais;
  10. Dinamarca: 38,5 m³ anuais;
  11. Bélgica: 28,9 m³ anuais.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados