Qual é o país onde mais chove?
Uma tempestade de chuva na Tanzânia.
Os dilúvios permeiam o imaginário cultural e artístico das pessoas, mas podem ser uma realidade para quem mora em cidades nas quais a chuva é uma constante. E onde a melhor forma de se viver é acompanhar a meteorologia dia a dia.
A abundância ou não de chuvas incide diretamente sobre a maneira como a população organiza sua forma de viver, como explica a Fundação Aquae, entidade espanhola dedicada a estudar o manejo de água de maneira sustentável para o meio ambiente.
A entidade que estuda a água mantém dados referentes aos locais do mundo com maior incidência pluviométrica, respondendo à pergunta: qual é o país onde mais chove?
Colômbia: o país com o maior volume de chuvas por ano
A Aquae afirma que a Colômbia é o país do mundo com o maior número de milímetros de precipitação por ano: 3.240 milímetros no total, devido à posição geográfica em que seu território está localizado.
A floresta tropical colombiana está inserida em um cinturão de baixa pressão onde grandes massas de ar quente e úmido se interconectam. E de todas as regiões colombianas, a cidade que recebe mais chuvas por ano é Lloró, um município no departamento de Chocó.
(Talvez seja de seu interesse: Como atividade humana altera ciclos de chuvas e secas na Amazônia)
De acordo com a Aquae, a quantidade de água por ano que inunda a cidade é dez vezes maior que a quantidade média de milímetros de chuva que cai nos pampas da Argentina, por exemplo, considerada uma das planícies mais férteis do planeta.
Lloró é seguida pelo pela cidade de Quibdó, localizado no mesmo departamento, e que possui cerca de 1.000 milímetros de chuva por mês.
Os países mais chuvosos da Europa
Já fora da América Latina, a fundação Aquae – que também tem como meta aumentar a conscientização das pessoas sobre os cuidados com a água–, indica também quais são os países europeus que possuem as maiores precipitações chuvosas anualmente, em dados medidos em bilhões de metros cúbicos (m³). Os dados obtidos vêm da Comissão Europeia e são do ano de 2017:
- França: 500,8 m³ anuais;
- Espanha: 346,5 m³ anuais;
- Suécia: 342,2 m³ anuais;
- Reino Unido 287,6 m³ anuais;
- Alemanha: 278,0 m³ anuais;
- Itália: 241,1 m³ anuais;
- Polônia: 194,0 m³ anuais;
- Bulgária: 72,6 m³ anuais;
- República Tcheca: 54,7 m³ anuais;
- Dinamarca: 38,5 m³ anuais;
- Bélgica: 28,9 m³ anuais.
![loading](/images/ng-logo-animated.gif)