Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias: conheça a data em que se retira toneladas de lixo da natureza
Cerca de 95% dos países membros da ONU já participaram das ações de coleta de lixo e conservação ambiental em praias e rios promovido pela data.
Criado em 1986, o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias surgiu por iniciativa do Ocean Conservancy – uma instituição internacional de conservação dos oceanos e da vida marinha. E com o passar dos anos, a efeméride foi ganhando apoio de organizações, governos e instituições em todo o mundo, tanto que se tornou uma data oficial do calendário das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 8 de dezembro de 2023.
Celebrado sempre no terceiro sábado do mês de setembro, em 2024 a efeméride ocorre no dia 21 e segue ressaltando a importância do trabalho de quem se dedica a remover o lixo de rios e praias em todo o planeta.
Conheça algumas dessas ações de limpezas realizadas em diferentes lugares do mundo e a quantidade de lixo que é retirada, algo que demonstra a enorme poluição de resíduos que assola as águas do nosso planeta – especialmente a poluição plástica.
(Sobre meio ambiente, leia também: O que é a camada de ozônio? Saiba que papel ela desempenha para a Terra)
Em um período de cinco anos, de 2018 a 2023, cerca de 540 toneladas de resíduos já foram removidas da natureza nas ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias acontece em mais de 200 países
De 2018 a 2023, cerca de 211 países e territórios já participaram das atividades de recolhimento de lixo e de conservação ambiental promovidas nesta data, sendo cerca de 95% dos estados membros da ONU, conforme relata o site oficial do World Cleanup Day.
Cada país organiza as ações de limpeza de sua forma, aderindo à ação global do World Cleanup Day ou em eventos com apoio governamental, por meio de iniciativas institucionais ou de empresas privadas. Porém, a intenção dos diferentes eventos é a mesma: promover a conscientização e a mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo e à poluição das águas e da gestão adequada dos resíduos sólidos nas cidades.
No Brasil, em especial, existem diversas iniciativas ocorrendo anualmente no mês de setembro. A entidade que representa a ação internacional do World Cleanup Day é chamada no país de Limpa Brasil e promoverá atividades em 1.200 cidades do país em 20 de setembro deste ano. Já no estado de São Paulo, de 13 a 21 de setembro, está acontecendo o Festival SP Ocean Week, com ações de limpeza de praias coordenadas pela cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, segundo informa a Agência Brasil (órgão de comunicação oficial do governo federal brasileiro).
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias se tornou uma data oficial do calendário da ONU em 8 de dezembro de 2023.
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias: quanto lixo já foi retirado da natureza?
Seja na Argentina, na França ou no Quênia (países que terão vários eventos em 2024), os mutirões de coleta de resíduos realizados por voluntários no Dia Mundial da Limpeza recolhem todo tipo de lixo encontrado em praias, rios, represas, mangues, lagos, parques e ruas.
Além disso, muitas vezes é feito também um trabalho de monitoramento da poluição, que engloba a contagem, separação e descarte correto de cada material coletado, além do plantio de árvores e atividades educativas. Segundo o site oficial do World Cleanup Day, de 2018 a 2023 já foram retiradas da natureza mais de 540 toneladas de lixo em todo o mundo nas ações promovidas por essa data.
(Conteúdo relacionado: Por que a poluição plástica se tornou uma crise global?)
“A limpeza de praias, rios e parques servem como um lembrete da responsabilidade coletiva que compartilhamos na preservação e manutenção de um ambiente limpo e saudável, bem como na gestão sustentável de resíduos e recursos”, afirma a ONU em seu site sobre a criação oficial da data.