No Dia da Árvore, descubra: qual é a árvore símbolo do Brasil?
As árvores são mais essenciais para a vida na Terra do que se pode imaginar. Em território brasileiro, existem duas espécies consideradas ícones nacionais.
O ipê-amarelo também é uma planta símbolo do Brasil. Sua escolha se deu por causa da coloração das flores em um tom de amarelo que coincide com aquele usado na bandeira nacional. Este tipo de ipê pode ser encontrado em florestas tropicais, mas também está presente em outros biomas brasileiros como o Cerrado e a Caatinga.
Sem as árvores seria quase impossível existir vida no planeta. Além de fornecerem oxigênio através da fotossíntese, ela ajudam a regular a temperatura dos ecossistemas, servem de habitat para inúmeras espécies de animais de todos os tipos e ainda absorvem o dióxido de carbono que está na atmosfera, contribuindo para minimizar o aquecimento global. É o que explica a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimentos gerais baseada no Reino Unido).
O Dia da Árvore, comemorado no Brasil em 21 de setembro, reforça essa importância. A data escolhida coincide com a chegada da primavera no Hemisfério Sul e incentiva a conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente.
Vale ressaltar que o Brasil é um dos países com maior quantidade de árvores em pé no mundo por conter em seu território grande parte da Amazônia, a maior floresta tropical do planeta. Mas dentro dessa enorme gama de espécies duas delas se destacam por serem consideradas "ícones". Uma delas foi eleita "a árvore símbolo" do país e a outra ficou conhecida por possuir a chamada "flor nacional". A seguir, saiba que plantas são essas.
(Vale a pena ler também: Qual é a origem das orquídeas? Estudo mostra que elas têm mais de 80 milhões de anos)
Exemplar de pau-brasil fotografado durante visitas noturna guiada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Qual é a árvore símbolo do Brasil?
De acordo com um artigo da Fundação Oswaldo Cruz, mais conhecida como Fiocruz (instituição brasileira de ciência, tecnologia e inovação em ciências biológicas e da saúde, vinculada ao Ministério da Saúde), o pau-brasil é a "árvore símbolo" do país, enquanto o ipê-amarelo da espécie Tabebuia vellosoi ganhou o título de "flor nacional".
Apesar de haver uma certa confusão sobre o tema, a Fiocruz explica que as duas plantas foram consideradas representantes oficiais – dentre as muitas espécies da flora brasileira – no ano de 1961 através de decreto de Jânio Quadros, então presidente da República na época.
Pau-brasil: como essa árvore se tornou tão importante?
"Endêmico da Mata Atlântica e nativo da região litorânea que vai dos estados do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte, o pau-brasil (Caesalpinia echinata ou Paubrasilia echinata) é um dos exemplares mais representativos da flora brasileira", descreve um artigo de National Geographic de 2022 intitulado "Pau-brasil: no dia da árvore, 6 curiosidades sobre a espécie que batizou um país".
Além de ser reconhecida como a árvore nacional, ela já foi sinônimo de luxo no Brasil-colônia e seu pigmento vermelho, extraído de sua madeira, era usado para tingir roupas da nobreza na Europa, para onde milhares de árvores dessa espécie foram enviadas, como detalha o artigo de NatGeo. Mas mesmo com essa importância, o pau-brasil segue ameaçado de extinção, estando na lista de espécies que correm risco de desaparecer desde o ano de 2004.
“A história do Brasil está intimamente ligada com essa árvore'', disse o engenheiro agrônomo Yuri Tavares Rocha, doutor em geografia e professor da Universidade de São Paulo (USP) na reportagem de NatGeo. No passado, árvores de pau-brasil podiam alcançar até 30 metros de altura, mas, atualmente, as espécies remanescentes possuem entre 8 a 12 metros de altura, diz a instituição de pesquisa.
(Para saber mais sobre meio ambiente: O que é a camada de ozônio? Saiba que papel ela desempenha para a Terra)
Por que o ipê-amarelo também virou símbolo nacional?
"Contrariando a natureza, as flores do ipê desabrocham em dias secos e cinzentos de inverno. E é assim, antes mesmo do surgimento da nova folhagem, que elas anunciam a proximidade da primavera", explica a Fiocruz em seu site. E como o tom de amarelo das flores desta árvore é parecido com a cor da bandeira brasileira, o ipê também foi considerado símbolo nacional.
"Os ipês pertencem à família das Bignoniáceas, da qual também faz parte o jacarandá, e ao gênero Tabebuia (do tupi, pau ou madeira que flutua), embora sejam de madeira muito pesada para flutuar", detalha a Fiocruz. As árvores de ipê ocorrem principalmente em florestas tropicais, como a Mata Atlântica, mas também podem ser encontradas no Cerrado e na Caatinga.
A fonte científica também explica que o ipê está dentro de um grupo de dez espécies de árvores com características semelhantes, mas que possuem flores de cores diferentes – entre elas flores brancas, rosas, lilás e, claro, amarelas.
Bosque de pau-brasil localizado na Estação Ecológica do Tapacurá, em Pernambuco.
Uma árvore de ipê-amarelo florece no Distrito Federal: essas plantas costumam florescer quando chega o final do inverno, anunciando que a primavera está por vir.