Pau-Brasil: qual é sua história e importância
A árvore que é uma das espécies mais representativas da flora brasileira está ameaçada de extinção por conta de séculos de extração predatória.
Floresta de pau-brasil na Reserva Biológica Saltinho, localizada no estado de Pernambuco, na região da Zona da Mata, que protege um importante fragmento da Mata Atlântica. A espécie foi considerada extinta até ser redescoberta no estado em 1928.
O pau-brasil (Caesalpinia echinata ou Paubrasilia echinata) é uma árvore endêmica da Mata Atlântica e nativa da região litorânea brasileira, ocorrendo desde o sudeste do país até a região do Rio Grande do Norte.
Segundo o artigo “Ibirapitanga: História, Distribuição geográfica e Conservação do Pau-brasil do Descobrimento à Atualidade”, escrito pelo engenheiro agrônomo Yuri Tavares Rocha, doutor em geografia e professor da Universidade de São Paulo (USP), a árvore é uma das espécies mais representativas da flora brasileira e tem grande importância histórica para o país.
Pau-brasil: a árvore vermelha como brasa
Segundo o trabalho de Rocha, durante os primeiros anos da ocupação portuguesa no território onde hoje é o Brasil, as árvores de pau-brasil estavam entre as muitas espécies de animais e vegetais que chamaram a atenção dos colonizadores por não existirem na Europa. O principal motivo para isso foi o interior avermelhado das toras da planta.
Isso porque, a madeira podia ser usada para a fabricação de um corante vermelho potente e de alta qualidade. Na época, a tintura nesta cor era difícil de ser obtida, o que dava ao tom um significado de luxo.
Assim, os troncos vermelhos das novas terras da América logo se tornaram um item cobiçado no mercado europeu e se tornaram a primeira grande motivação da ocupação portuguesa no Brasil, segundo Rocha.
Tronco de Pau Brasil.
A tinta vermelha também tem relação com o nome do país. A árvore era chamada pelos europeus de “Bresil”, segundo Rocha, que quer dizer “vermelho como brasa”.
À medida que cada vez mais naus chegavam ao Velho Continente carregados de “bresil”, à relevância comercial acabou por influenciar o nome de seu território de origem. E, assim, as terras portuguesas na América ficaram conhecidas como Brasil.
Pau-brasil: uma espécie ameaçada de extinção
O protagonismo do pau-brasil como matéria-prima para o corante seguiu do século 16 até o início do século 19. Nesse período, estimam-se que cerca de 500 mil toras de pau-brasil foram enviadas à Europa, diz o artigo.
Por conta dessa exploração predatória, em conjunto com o desmatamento da Mata Atlântica, o pau-brasil chegou próximo à extinção. Segundo Rocha, no século 20 ele passou a ser considerado extinto, até ser redescoberto por populações nativas em Pernambuco, em 1928.
Atualmente a árvore segue ameaçada de extinção e não há estimativas de quantos exemplares nativos sobram na Mata Atlântica brasileira.