O que podemos aprender com a árvore mais antiga de Paris

A árvore simbólica, levada de Appalachia, nos Estados Unidos, para a França, mostra a propagação de espécies invasoras, mesmo às sombras da Catedral de Notre-Dame.

Por que ‘miniflorestas’ estão surgindo nas grandes cidades

Florestas comunitárias do tamanho de uma quadra de basquete podem fazer uma diferença enorme ao fornecer sombra, desenvolver plantas e atrair animais e até mesmo armazenar um pouco de carbono.

Flor nunca antes documentada desabrocha em uma das árvores mais raras do mundo

Existem apenas cerca de 24 árvores da espécie Karomia gigas em seu habitat selvagem na Tanzânia. A nova flor é um sinal de esperança para a sobrevivência da espécie.

Plantio de árvores combate mudanças climáticas – mas é preciso bilhões de mudas a mais

Os Estados Unidos precisam mais do que dobrar a produção de mudas para atender às metas de reflorestamento, afirmam pesquisadores.

Árvore-do-céu é uma terrível espécie invasora. Um fungo poderia solucionar o problema?

A árvore de crescimento rápido, nativa da China, também serve como um “hotel” para insetos não nativos prejudiciais, como as moscas da espécie Lycorma delicatula.

Como essa cidade planeja recuperar a perda da maioria de suas árvores

Milhares de árvores foram destruídas por um vendaval de verão devastador em Cedar Rapids, Iowa. O evento causou sofrimento para os moradores da cidade, mas também trouxe a oportunidade de um replantio mais resistente.

Por que temos árvores de Natal? A surpreendente história por trás da tradição

Antes um símbolo pagão, o objeto assumiu formas inusitadas em praticamente todos os continentes – até na Antártida.

Árvores de ginkgo quase foram extintas, mas esses ‘fósseis vivos’ se salvaram

Essas primitivas árvores perduraram por cerca de 200 milhões de anos até seu desaparecimento quase completo. Atualmente, elas adornam paisagens urbanas.

Algumas árvores praticam “distanciamento social” para evitar doenças

Muitos dosséis de florestas apresentam misteriosos espaços vazios, fenômeno chamado “timidez entre árvores”, que pode ajudar as árvores a compartilhar recursos e permanecer saudáveis.

Chá de quina vendido no Brasil não combate o coronavírus e pode trazer riscos à saúde

Embora não haja provas de que a hidroxicloroquina seja eficaz contra a covid-19, uma árvore da Amazônia está sendo explorada por seu suposto efeito curativo.

Maiores e mais antigas árvores do mundo estão morrendo, deixando as florestas mais jovens

A vida selvagem e a capacidade das florestas de armazenar CO2 proveniente de combustíveis fósseis podem sofrer impactos significativos.

A história da árvore mais solitária do mundo

Sozinha em uma ilha da Nova Zelândia, a planta poderá em breve ter algumas vizinhas, o que é uma ótima notícia.

Planta que produz incenso da tradição bíblica está sendo explorada excessivamente

A resina perfumada olíbano, que teria sido oferecida ao recém-nascido Jesus, corre o risco de desaparecer.

Essas cobras conseguem saltar — e os cientistas querem entender por quê

Sabe-se que algumas cobras “voam”, planando entre uma árvore e outra, mas esses répteis conseguem realmente se lançar no ar.

Pontes de árvores vivas na Índia permanecem fortes por centenas de anos

As raízes entrelaçadas das falsas-seringueiras formam pontes que — ao contrário das estruturas de aço — ficam mais resistentes com o passar do tempo.

A luta para proteger a commodity natural mais contrabandeada do mundo

A demanda chinesa por jacarandá, mais contrabandeado que o marfim, chifres de rinoceronte e escamas de pangolim, está causando uma crise nas florestas da Guatemala.

Árvores que estiveram no espaço em 1971 vivem atualmente na Terra

Nascidas de centenas de sementes que foram para a Lua na missão Apollo 14, as peculiaridades arbóreas quase se perderam na história.

Confira a exuberância de 19 árvores emblemáticas de todo o mundo

Que tal sair da toca e se embrenhar por essas maravilhas naturais?

Figueira mágica produz mais de 40 mil frutas por vez

Muitas espécies diferentes reúnem-se na árvore para desfrutar do farto banquete.