
Está na Venezuela a cachoeira mais alta do mundo: ela supera em muitos metros as Cataratas do Iguaçu
Devido à sua altura de quase um quilômetro, o Salto Ángel pode ser visto como um fino fio de água à distância, mas sua largura também é impressionante: chega a ter 150 metros de um ponto a outro em sua base.
Localizada no sudeste da Venezuela, mais precisamente no planalto da Guiana, no estado de Bolívar, o Salto Ángel é uma cachoeira com um tamanho de tirar o fôlego. Sua altura total é de quase um quilômetro, o que faz com que esteja catalogada como a mais alta do mundo, segundo explica a detalha a Encyclopedia Britannica, uma prestigiosa plataforma de conhecimento do Reino Unido.
O Salto Ángel está localizado no Parque Nacional Canaima, uma área de 3 milhões de hectares ao longo da fronteira da Venezuela com a Guiana e o Brasil, que faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Também comparando o Salto Ángel com uma das quedas d’água mais famosas do planeta – que é o complexo de cachoeiras das Cataratas do Iguaçu, localizado na fronteira entre Brasil e Argentina – também é possível notar a incrível diferença nos números. Enquanto a altura da maioria dos saltos em Iguaçu varia de 40 a 80 metros – podendo ultrapassar os 180 metros de altura conforme o volume do Rio Iguaçu – informa o próprio site das cataratas, a cachoeira em solo venezuelano tem 979 metros.
Também conhecida pelo seu nome indígena Kerepakupai Merú (“salto do lugar mais profundo”), a queda faz parte do território ancestral do povo pemón, acrescenta um artigo da National Geographic Espanha. Sua imensidão é tal que lhe rendeu recordes no Guinness (o livro dos recordes) e até inspirou importantes produções audiovisuais.
A seguir, saiba mais sobre esta majestosa queda d’água e suas curiosidades.
(Você pode se interessar por: O que as teias de aranha mais estranhas da Terra estão ensinando aos cientistas)

Mais uma vista da Cachoeira Salto Ángel, na Venezuela, desde sua base. A água que fica na parte mais alta da queda d'água evapora antes mesmo de tocar o solo.
1. O Salto Ángel triplica a altura do Empire State Building e ultrapassa o edifício mais alto do mundo
A queda total tem 979 metros de altura e 150 metros de largura na base, segundo as fontes. Isso significa que quase triplica a altura do Empire State Building, o chamado “edifício mais famoso do mundo”, localizado na cidade de Nova York (nos Estados Unidos) e que mede 280 metros da base até o último andar.
Já o Burj Khalifa de Dubai, por sua vez, o edifício mais alto do mundo, atinge uma altura de 828 metros – algo impressionante para uma construção, mas insuficiente para alcançar a cachoeira mais proeminente do planeta.
2. A cachoeira mais alta do mundo ostenta dois recordes Guinness
É justamente sua altura que rendeu ao Salto Ángel dois reconhecimentos do Guinness World Records, a autoridade mundial em matéria de recordes.
Ángel ostenta um recorde por ser a cachoeira mais alta do mundo (979 metros) e também o título de queda do ponto mais alto de uma cachoeira de 807 metros de altura.
Conforme descrito pela NatGeo Espanha, durante grande parte do ano a água que fica na parte mais alta da cachoeira evapora antes de atingir o solo e se funde com a névoa da selva. Esse dado, somado à densa floresta que circunda a queda, faz com que ela seja melhor vista do alto.

A equipe criativa da Pixar se inspirou nas paisagens venezuelanas para criar "Up - Altas Aventuras". “É possível que as Cataratas do Paraíso (do filme) tenham se inspirado na cachoeira Salto Ángel, da vida real”, destaca um artigo da Disney Malásia.
3. Um brasileiro quebrou um recorde esportivo usando o Salto Ángel
Em outubro de 2025, o atleta brasileiro Rafael Bridi, detentor de dois recordes Guinness, alcançou um marco sem precedentes no highlining – uma versão mais extrema do slackline que consiste em atravessar uma fita esticada entre pontos altos usando equipamento de segurança, conforme explica o portal brasileiro de notícias CBN.
O atleta caminhou sobre uma corda suspensa a 1008 metros ao lado do Angel. A travessia, que tem 148 metros de comprimento, é considerada a mais alta já construída sobre uma cachoeira. Além da ajuda de sua equipe, ele contou com o conhecimento de guias locais.
“Força, competência, comprometimento e colaboração: foi isso que transformou uma ideia quase impossível na travessia em highline sobre a cachoeira mais alta já realizada”, disse Bridi, à época, em uma postagem em sua conta no Instagram sobre a conquista.

A altura da queda desta cachoeira é de quase 1 quilômetro, maior que as medidas do íconico Empire State Building, em Nova York, e até mesmo do maior edifício do mundo em altura – o Burj Khalifa de Dubai, que tem 828 metros.
4. As Cataratas do Paraíso, do filme “Up – Altas Aventuras”, da Disney, são inspiradas no salto venezuelano
Ainda de acordo com um artigo publicado no site da Disney Malásia, a equipe que trabalhou no filme de animação “Up – Altas Aventuras”, famosa animação da Disney com a Pixar, empreendeu uma viagem à América do Sul para se inspirar.
Segundo essa fonte, o time encarregado de criar a animação escalou o Monte Roraima, na Guiana, e fizeram trekking pela região. Portanto, é provável que as Cataratas do Paraíso, a cachoeira do filme, tenham sido inspiradas no Salto Ángel.
“Os enormes planaltos da Venezuela, com mais de um quilômetro e meio de altura, estão entre os lugares mais inexplorados da Terra. A Pixar enviou uma equipe de artistas para vê-las, e as estranhas formações rochosas, a flora exótica, a imponente cachoeira e o labirinto envolto em neblina do filme podem ser rastreados até as paisagens dos tepuis”, detalha o site da Pixar sobre o filme.
Além de “Up – Altas Aventuras”, essa paisagem também está presente na natureza que é mostrada no mundo criado em “Avatar”.