Perpetual Planet

Estas fotos inovadoras mostram dois mundos em um

As imagens "over-under" do fotógrafo David Doubilet revelam um ponto de vista dos oceanos que a maioria das pessoas nunca verá. Thursday, June 28

Por Christina Nunez
Fotos de David Doubilet
ver galeria

Uma pequena camada de moléculas separam dois mundos do nosso planeta: o subaquático e o que tem sobre a linha d’água. O fotógrafo David Doubilet une esses dois universos distintos em suas cativantes imagens “over-under”.

A ideia começou como uma memória de infância, segundo Doubilet. Ele estava em Elberon, nos EUA, explorando o Atlântico com uma máscara e observando peixes nadando embaixo da superfície quando o salva-vidas acenou para ele sair da água. Ele começou a desenvolver algo fotograficamente equivalente nos anos 1970 ao se inspirar em uma caixa-estanque chamada OceanEye, inventada pelo fotógrafo da National Geographic Bates Littlehales e pelo engenheiro óptico Gomer McNeill.

“A invenção deles me deu a possibilidade de usar uma lente olho-de-peixe atrás de um grande domo de plexiglass para aperfeiçoar a técnica de imagens ‘over-under’”, disse Doubilet.

O oceano encobre mais de 70% do nosso planeta, ele aponta, mas muita gente nunca verá o que tem abaixo da superfície.

“Quero criar uma janela para o mar”, ele diz, “que convide as pessoas a ver como o mundo se conecta com um outro mundo cheio de vida escondido de suas vistas.”