Plásticos chegam aos oceanos por mais de mil rios

Cientistas acreditavam que no máximo 20 rios transportavam a maior parte dos plásticos aos oceanos, mas agora eles sabem que o número é muito maior, dificultando possíveis soluções.

Tubarões se orientam pelo campo magnético da Terra, confirma estudo inédito

Cientistas já suspeitavam os peixes podem navegar sentindo o campo magnético, mas ninguém sabia como – até agora.

Como impedir que máscaras descartadas poluam o planeta

O equipamento de proteção individual é feito de plástico não reciclável. Atualmente, as máscaras são encontradas em todos os cantos da Terra, inclusive nos oceanos. A solução não é complicada: jogá-las fora.

Ilhas Cagarras, no Rio: o mais novo ponto de esperança na costa do Brasil

O monumento natural, que pode ser visto da praia de Ipanema, é o segundo Hope Spot do Brasil.
1:00

O Segredos das Baleias

James Cameron produz e Sigourney Weaver narra esta série documental filmada ao longo de três anos em 24 locais para mostrar como as baleias fazem amizades para a vida toda, ensinam tradições do clã aos filhotes e sofrem pela perda de entes queridos.

Por que as baleias encalham? Nós também temos uma parcela de culpa

De marés enganosas à poluição sonora e pesca em excesso, há muitos motivos pelos quais as baleias — às vezes centenas ao mesmo tempo — acabem encalhando na terra firme.

Como a ciência desvendou o mistério dos pés encontrados em praias do noroeste norte-americano

Entre 2007 e 2019, um total de 21 pés humanos mutilados foram encontrados em praias do mar de Salish, no litoral sudoeste do Canadá e noroeste dos EUA.

Afundamento do solo e aumento do nível do mar: uma dupla crise que afeta comunidades litorâneas

O prejuízo das mudanças climáticas somado à subsidência do solo causada pelas pessoas significa que os habitantes de áreas litorâneas globais estão tendo que encarar aumentos extremos no nível do mar.

Populações de tubarões e arraias sofreram declínio de 70% nos oceanos em meio século

Segundo os especialistas, existem soluções como a regulamentação do comércio internacional de tubarões e uma pesca mais sustentável.
1:09

Conheça cinco das mais excêntricas criaturas do fundo do mar

Enguias misteriosas, animais de vidro e bichos psicodélicos são algumas das criaturas que compõem a ainda desconhecida biodiversidade das profundezas do oceano.

Em rara demonstração de solidariedade, 14 nações se comprometem a proteger oceanos

O pacto de maior alcance do mundo para proteger e manter a saúde dos oceanos nos leva a acreditar que os sérios problemas que afetam nossos mares podem ser resolvidos.

10 descobertas científicas incríveis que passaram despercebidas em 2020

Desde a descoberta de uma poeira estelar mais antiga que o sol até os primeiros embriões de tiranossauro, confira algumas descobertas fascinantes que podem ter sido ofuscadas este ano.

Por que vacina contra a covid-19 pode colocar os tubarões de águas profundas em perigo

O óleo de fígado de tubarão potencializa a eficácia das vacinas, mas o aumento da demanda pela substância pode prejudicar as espécies que já estão criticamente ameaçadas de extinção.

Morte em massa da vida marinha na Rússia ameaça lontras e outras espécies vulneráveis

Proliferação atípica de algas pode ser a causa da dizimação da vida marinha do fundo do mar, gerando uma onda de efeitos devastadores.

Poluição por plástico é um problema grave — mas ainda não é tarde demais para solucioná-lo

Solucionar o nosso problema de resíduos plásticos exige uma mudança fundamental na forma como vemos a fabricação, o uso e o descarte dos plásticos, segundo dois novos estudos.

Fumaça dos incêndios florestais pode prejudicar baleias e golfinhos – veja como

Conforme os incêndios avançam pela costa oeste da América do Norte, os cientistas temem que os mamíferos marinhos sejam prejudicados pela inalação de fumaça, fenômeno ainda não estudado.

Milhares de pinguins estão morrendo nas praias brasileiras - muitos com lixo no estômago

Uma máscara facial encontrada no estômago de um pinguim-de-magalhães no litoral de São Paulo acende novo alerta sobre a poluição do oceano.

Brasil Selvagem: viaje pelo mundo das tartarugas marinhas em 360

As tartarugas marinhas apresentam uma alimentação variada, que muda de acordo com a espécie e com a idade. Algas são parte de sua alimentação e ela geralmente encontra esse alimento em grandes áreas entre a praia e a barreira de coral.
0:30

Brazil Azul, no National Geographic

O Brasil é um mar azul aberto para ser navegado. Viaje com a gente pelo céu ou pelo mar, não importa o seu destino.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados