21 fotos dos mais impressionantes Patrimônios da Humanidade da China
Cidades históricas imponentes, jardins e edificações incríveis e paisagens naturais fantásticas renderam ao país asiático diversos monumentos e localidades tombados pela Unesco.
Publicado 5 de abr. de 2018, 12:19 BRT, Atualizado 27 de nov. de 2018, 15:32 BRST

Estendendo-se por mais de 8 mil km, a Grande Muralha da China foi construída pelo primeiro imperador Qin, que iniciou a obra no século 3 a.C.
Foto de Yimei Sun, Getty ImagesEsta área dramática na província de Hunan, na China, é dominada por mais de 3 mil pilares estreitos de arenito e picos que se erguem sobre riachos e cachoeiras, além de cerca de 40 cavernas e duas grandes pontes naturais.
Foto de efired, Getty ImagesEspetaculares falésias vermelhas e imponentes pilares naturais nesta região foram formados por camadas de diferentes tipos de arenito e minerais, pressionados por milhões de anos.
Foto de Fu Chunrong, Xinhua, ReduxChina, província de Fujian, vila de Yuchang Lou, casa da lama de Tulou, conhecida como a região de Hakka Tulou, em Fujian. Em 2008, a UNESCO concedeu aos "Apartamentos" Tulou o título de Patrimônio da Humanidade, colocando os edifícios como exemplos excepcionais de uma tradição e função de construção que exemplificam um tipo particular de organização comunitária de vida e defesa.
Foto de Tuul and Bruno Morandi, Getty ImagesAo longo das Montanhas Ailao, no rio Hong, os visitantes descobrem terraços de arroz elaborados e reflexivos, projetados pelo povo Hani com apoio de búfalos, patos e enguias.
Foto de Lin Yiguang, Xinhua/Getty ImagesOs templos, palácios e monastérios nas cinematográficas encostas das montanhas Wudang guardam mil anos de arte e arquitetura chinesas.
Foto de Karl Johaentges, Alamy Stock PhotoLocal de nascimento do Taoísmo, a montanha Qingcheng hospeda uma série de templos e um sistema de irrigação que é uma façanha de engenharia épica, datada de 256 a.C. e ainda em atividade.
Foto de SuperStock/Alamy Stock PhotoCom 41 monastérios, esta montanha sagrada budista ostenta o Salão Principal Leste do Templo de Foguang, o maior edifício de madeira da dinastia Tang, com incríveis esculturas de argila em tamanho natural.
Foto de Frederic J. Brown, AFP/Getty ImagesA antiga vila de Hongcun leva os visitantes de volta ao passado, com prédios bem preservados datados de centenas de anos.
Foto de Chimmi Gui, Getty ImagesConsideradas sagradas, as montanhas Songshang são incrustadas por estruturas chamativas, como os três portões Han Que, reminiscentes das mais antigas edificações religiosas na China. Além disso, há templos, a Plataforma de Zhougong Sundial e o Observatório de Dengfeng.
Foto de Frtiz Hoffmann, National Geographic CreativeApós séculos de administração portuguesa, esta cidade portuária mistura de forma única as arquiteturas da China e de Portugal.
Foto de Getty ImagesLocalizada no centro de Pequim, a imponente Cidade Proibida era o palácio imperial chinês por séculos, da dinastia Ming até o fim da dinastia Qing.
Foto de George Clerk, Getty ImagesCravado na Montanha Vermelha, no Vale Lhasa, o Palácio de Potala era o retiro de inverno do Dalai Lama desde o século 7. Ele simboliza o budismo tibetano e tem um papel central na administração tradicional do Tibet.
Foto de imageBROKER/Alamy Stock PhotoTemplos com estilos arquitetônicos diversos e jardins imperiais misturam-se perfeitamente a uma paisagem de lagos, pastos e florestas na província de Hebei.
Foto de Liu Mancang, Xinhua, ReduxO centro histórico de Lijiang, na província de Yunnan, fica no alto de montanhas com um complexo e antigo sistema de abastecimento de água cujos canais estão ainda em uso.
Foto de Maisant Ludovic, Getty ImagesLar de mais de 30% dos pandas de todo o mundo, estes santuários incluem sete reservas naturais e nove parques cênicos nas Montanhas Qionglai e Jiajin.
Foto de Corbis/Getty ImagesApesar de milhares de soldados de terracota em tamanho natural, cavalos e carruagens de bronze terem sido descobertos em 1974, não há dúvida de que há muito mais para ser revelado no sítio arqueológico do Mausoléu de Qin Shihuang.
Foto de Krzysztof Dydynski, Getty ImagesJardins clássicos chineses, que recriam paisagens naturais em miniatura, podem ser vistos muito bem nos nove jardins da cidade histórica de Suzhou.
Foto de Artherng, Getty ImagesEsta vila de casas apresenta influências chinesas e ocidentais de forma única, incluindo torres residenciais e de vigia.
Foto de Paul Langrock, Laif, ReduxA bem preservada cidade de Ping Yao convida seus visitantes a explorarem a tradicional Han, com mais de 4 mil lojas e casas tradicionais em terras sinuosas.
Foto de Michele Westmorland, Getty ImagesAs Grutas de Longmen ficam no rio Yi e são compostas por mais de 2,3 mil cavernas e nichos esculpidos nas íngremes falésias de calcário. Lá estão quase 110 mil estátuas budistas de pedra, mais de 60 estupas, e cerca de 2,8 mil inscrições esculpidas.
Foto de Wang Song, Xinhua, Redux