Chapada dos Veadeiros – o maior incêndio de sua história
Depois do incêndio de outubro de 2017, a National Geographic acompanha expedição para avaliar como a fauna e flora do Cerrado se recuperam da tragédia ambiental. Cenário preocupa pesquisadores.
Publicado 10 de abr. de 2018, 18:21 BRT

Bombeiro observa foco de incêndio próximo a cidade de Alto Paraíso, Goiás.
Foto de Victor MoriyamaO incêndio de outubro de 2017 durou quase 20 dias e destruiu 65 mil hectares do Parque Nacional da chapada dos Veadeiros, área equivalente a metade da cidade do Rio de Janeiro.
Foto de Victor MoriyamaEquipe de brigadistas desce de caminhão do ICMBio para começar mais uma jornada de combate ao fogo. Brigadistas e bombeiros trabalharam em turnos de 12 horas, mas em algumas situações urgentes as jornadas chegam a 24 horas.
Foto de Victor MoriyamaNos incêndios florestais, os animais de maior porte conseguem fugir do fogo para áreas mais seguras. Isso altera o âmbito dos bichos e pode levá-los a zonas urbanas.
Foto de Victor MoriyamaVeículo passa pela rodovia GO-239 próxima ao Jardim de Maritreya, um dos pontos turísticos mais famosos da Chapada dos Veadeiros. Ambientalistas acreditam que o recente asfaltamento da estrada pode trazer mais pressão, na forma de incêndio, sobre o meio ambiente.
Foto de Victor MoriyamaVista aérea da área devastada pelo fogo. Ambientalistas acreditam que a vegetação vai precisar de mais de 10 anos para se regenerar e voltar ao estado anterior ao maior incêndio da história do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ocorrido em outubro de 2017.
Foto de Victor MoriyamaCom abafadores e bombas de água, os bombeiros tiveram dificuldade para conter o avanço do fogo na vegetação. O clima seco e as rajadas de vento espalhavam os focos de incêndio.
Foto de Victor MoriyamaImagem aérea da rodovia GO-239, que liga as cidades de Alto Paraíso a São Jorge. A estrada foi atravessada pelo fogo, algo comum em incêndios florestais de grandes proporções.
Foto de Victor Moriyama Imagem aérea mostra o contraste entre a vegetação que foi atingida pelo fogo e a vegetação nativa. Em junho de 2017, um decreto do presidente Michel Temer ampliou a área do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros de 65 para 240 mil hectares. O parque está cercado por fazendas de gado e de produção de milho e soja.
Foto de Victor Moriyama