Veja imagens de 12 répteis genuinamente brasileiros
O Brasil é o terceiro país com maior número de espécies de répteis, atrás apenas da Austrália e do México.
Por Pedro Peloso
Publicado 3 de mai. de 2018, 16:54 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

O lagarto 'Stenocercus dumerilii' só é conhecido do Brasil, nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. A destruição do seu ambiente ameaça o futuro da espécie, que está ameaçada de extinção.
Foto de Pedro PelosoA grande maioria das espécies de serpentes do Brasil é inofensiva. A falsa cobra-coral ('Oxyrhopus trigeminus') é bastante comum e ocorre em quase todo o Brasil, com exceção da região sul.
Foto de Pedro PelosoSeis espécies de crocodilianos são encontradas no Brasil. Muitas dessas espécies sofrem com a caça ilegal para consumo da carne e produção de produtos de couro.
Foto de Pedro PelosoOitenta espécies de répteis do Brasil estão ameaçadas de extinção. Dentre essas, o lagartinho-de-Linhares ('Ameivula nativo'), que só é encontrado em ambientes de restinga no Espírito Santo e Bahia.
Foto de Pedro PelosoAnfisbenas pertencem a um grupo de répteis intrigantes e misteriosos. Suas características sugerem relação com serpentes (corpo alongado e ausência de patas) mas analises genéticas indicam que elas são mais relacionadas aos lagartos.
Foto de Pedro PelosoO lagarto de olhos azuis ('Dactyloa transversalis') é uma das 282 espécies de lagartos do Brasil.
Foto de Pedro PelosoQuando se sente ameaçada, a serpente amazônica 'Erythrolamprus typlhus' achata o seu corpo e exibe uma coloração laranja que pode ajudar a espantar seu predador.
Foto de Pedro PelosoMais da metade das espécies de lagartos do Brasil não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo. O lagarto verde 'Enyalius perditus' só existe na região sudeste do País.
Foto de Pedro PelosoA sucuri é a maior espécie de réptil do Brasil. Apesar do seu tamanho, é uma serpente mansa e não venenosa – acidentes envolvendo essa espécie são raríssimos.
Foto de Pedro PelosoA jararaca-verde, ou cobra-papagaia ('Bothrops bilineatus'), é uma das serpentes brasileiras realmente venenosas. Apesar disso, são animais geralmente inofensivos se o seu espaço for respeitado.
Foto de Pedro PelosoAlgumas pessoas na Amazônia consomem chá feito a partir do lagarto tamaquaré ('Uranoscodon superciliosus') pois acreditam que a bebida tem o poderes especiais como, por exemplo, “amansar marido”.
Foto de Pedro PelosoO calango-do-sertão ('Tropidurus sertanejo') foi descoberto em 2016—uma das mais recentes adições à lista de espécies de répteis do Brasil.
Foto de Pedro Peloso