De perto e particular: o litoral selvagem de Kaikōura
A costa do Pacífico na Nova Zelândia vibra com animais e cenários incríveis.
Publicado 15 de fev. de 2019, 12:41 BRST

O Oceano Pacífico banha Kaikōura, uma península impressionante e repleta de vida selvagem na costa leste da Ilha Sul da Nova Zelândia, a duas horas carro ao norte de Christchurch.
Foto de Erika LarsenQualquer época é boa para visitar Kaikōura, que muda de humor de acordo com as estações do ano e de cores de acordo com o mar – desde prata líquida (o nascer do sol) a névoas espessas e céus azuis brilhantes com o sol a pino.
Foto de Erika LarsenO nome Kaikōura em Māori te reo vem de ‘kai’ (alimento) e ‘koura’ (lagostim, crustáceo semelhante à lagosta). Pequenos estabelecimentos à beira da estrada servem frutos do mar frescos em grandes quantidades e são frequentados por locais e visitantes.
Foto de Erika LarsenNin’s Bin é um negócio de família clássico de Kaikōura. A lanchonete de beira de estrada fica a 20 minutos de Kaikōura e é a parada predileta de viajantes na estrada, além de um dos principais destinos para almoço dos locais. O cardápio é simples: lagostim e mexilhões frescos.
Foto de Erika LarsenJohnny Clark, o dono da lanchonete Nin’s Bin, usa o uniforme local: suéter, calças jeans e botas. O vestuário é prático para trabalhar na terra entre as montanhas e o mar.
Foto de Erika LarsenOs tons pastéis anunciam a chegada de outro dia em Kaikōura, península cercada por um paredão de montanhas de quase 2,6 mil metros e banhada pelo Oceano Pacífico, que submerge na Fossa de Kermadec, um cânion submarino com quase 1,2 mil metros de profundidade, a cerca de 800 metros da costa e com vida marinha efervescente.
Foto de Erika LarsenKaikōura é famosa por sua fauna marinha abundante e bem próxima à costa – cachalotes, lobos-marinhos, pinguins e filhotes traquinos de golfinhos-do-crepúsculo, que adoram seguir um barco.
Foto de Erika LarsenVisitantes podem se aproximar e interagir com a fauna marinha de Kaikōura. Algumas atividades são nadar com golfinhos na natureza, observar baleias e andar de caiaque.
Foto de Erika LarsenBrett Cowen é kaumātua, um respeitado ancião da sociedade Māori. Como voluntário, ele ensina sobre conservação e artes marciais, além de tocar saxofone.
Foto de Erika LarsenO ilustrador Christoph Niemann é um dos diversos artistas que encontrou inspiração nas paisagens de Kaikōura, em constante alteração; aqui ele mostra seu caderno de desenho na Colônia de Focas de Point Kean, um mirante local popular.
Foto de Erika LarsenEste conteúdo é trazido a você por nosso parceiro. Ele não necessariamente reflete a visão da National Geographic ou de sua equipe.
