Formiga-panda ou mosca-abelha? Conheça 6 animais que se apropriam da aparência de outros bichos
Explore o reino animal e descubra criaturas inusitadas que imitam espécies icônicas.
Publicado 18 de ago. de 2019, 17:00 BRT, Atualizado 19 de ago. de 2019, 10:41 BRT

Formiga-panda: Embora esses insetos preto e branco façam parte de um grupo chamado formigas-de-veludo, esses “pandas”, na verdade, são vespas chilenas. Com um corpo peludo preto e branco, olhos com contorno preto e cabeça branca, é incrível a semelhança da formiga-panda com o icônico urso chinês.
São as fêmeas predominantemente que se parecem com formigas, afirma Denis J. Brothers, da Universidade de Kwa-Zulu Natal na África do Sul, por e-mail. Suas marcas impressionantes podem servir para alertar os predadores: suas ferroadas são poderosas.
Os machos alados têm mais o aspecto tradicional das vespas e não possuem ferrões. O motivo é que os ferrões das fêmeas são ovipositores modificados ou órgãos responsáveis por botar os ovos, ausentes nos machos, afirma Justin Schmidt, entomologista da Universidade do Arizona e autor de Sting of the Wild (A ferroada da natureza, em tradução livre).
Foto de Chris LukhaupA lagarta que imita cobras: As lagartas das mariposas esfingídeas escapam de predadores imitando as mortais víboras crotalíneas. Quando ameaçadas, as lagartas retraem as patas e expandem segmentos dianteiros de seus corpos para se transformar rapidamente de humilde lagarta em assustadora serpente.
Contudo elas não contam com muito tempo para exibir suas habilidades. Elas conseguem apenas fazer a imitação de cobra quando trocam de pele, o que acontece somente durante alguns dias dentro de sua expectativa de vida de 30 dias como lagarta.
Foto de Mark Bowler, Minden PicturesJequitiranaboia: Também conhecida como cobra-voadora, ela possui uma grande estrutura oca sobre sua cabeça que se assemelha a olhos sobre um maxilar alongado — seus olhos verdadeiros ficam na parte de trás da estrutura. Para um predador, como um pássaro, essa máscara pode ter uma aparência muito próxima de um réptil para arriscar a sorte.
Além do disfarce facial, quando ela abre as asas, são vistos círculos semelhantes a olhos, fazendo-a parecer muito maior do que é. E, se todo o resto falhar, ela ainda é capaz de emitir um mau cheiro para deter o mais obstinado predador.
Foto de Thomas Marent, Minden Pictures/Nat Geo Image CollectionMosca-abelha: “Ninguém se mete com a mamangava”, conta Katy Prudic, entomologista da Universidade do Arizona. É por isso que a mosca-abelha evoluiu para imitá-la. Seu corpo listrado e peludo, que pode ter diferentes cores conforme a espécie, a ajuda a evitar predadores, como percevejos-de-emboscada e aranhas-caranguejo, que podem perseguir uma mosca, mas pensariam duas vezes antes de atacar uma abelha.
O colete peludo da abelha também ajuda as fêmeas a entrar escondido nos ninhos de abelhas escavadoras. A fêmea arremessa os ovos no ninho com o ovipositor na extremidade do abdômen. É como uma sacada de tênis, explica Prudic, com uma “precisão que deixaria Serena Williams orgulhosa”. Após a eclosão dos ovos, as larvas invasoras de mosca-abelha acabam comendo os estoques de pólen das larvas de abelhas e as próprias larvas de abelhas.
Foto de Tim Lamán, Nat Geo Image CollectionCaranguejo Hepatus epheliticus: Ele possui manchas que mimetizam as da onça-pintada. E servem para o mesmo propósito: coloração irregular, afirma Jay Stachowicz, ecologista marinho da Universidade da Califórnia, em Davis, por e-mail.
É como uma estampa de camuflagem de uniforme militar, cuja intenção é dificultar a visualização à distância durante a movimentação, prossegue ele. Se algo com cores lisas se movimentar por um fundo multicolorido, vai se destacar. No entanto um uniforme multicolorido que se movimenta por um fundo multicolorido fica menos visível.
Do mesmo modo, um predador tem mais dificuldade para enxergar no fundo do mar um caranguejo com manchas de onça-pintada, que, em geral, fica parcialmente enterrado na areia, do que um caranguejo comum.
Foto de Joël Sartore, National Geographic Photo ArkBesouro-hércules: Um dos mais fortes animais da Terra, o besouro-hércules tem um motivo excelente para usar um chapéu de garra de caranguejo: a evolução da “garra” acompanhou seu estilo de luta, de acordo com um estudo de 2014 publicado no periódico PLOS One. O besouro utiliza sua pinça montada na cabeça para agarrar e erguer os rivais durante a luta para disputar fêmeas.
Foto de Gerry Ellis, Minden Pictures/Nat Geo Image Collection