Fotos: confira a exuberância de 10 animais encontrados no Cerrado
Savana mais biodiversa do mundo, o Cerrado abriga cerca de 200 tipos de mamíferos e mais de 800 aves diferentes. No entanto, o desmatamento para a expansão agropecuária coloca muitas espécies em risco de extinção.
Por Miguel Vilela
Publicado 11 de set. de 2019, 08:15 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

O lobo-guará é um canídeo conhecido pelo cheiro da urina – forte e semelhante ao da maconha. Certa vez, até a polícia foi chamada ao zoológico de Roterdã para averiguar o odor suspeito. Mas o meliante era apenas um lobo-guará que tinha acabado de se aliviar.
Estado de conservação: Quase Ameaçada (NT)
Fotografado no Zoológico Sunset, Kansas, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosA foto no fundo branco revela as pernas escuras do lobo-guará, como se usasse meias pretas.
Estado de conservação: Quase Ameaçada (NT)
Fotografado no Zoológico Sunset, Kansas, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosA seriema é uma das aves mais comuns no cerrado, facilmente encontrada em áreas de proteção.
Estado de conservação: Pouco Preocupante.
Fotografada no zoológico de Kansas City, EUA.
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosRestam apenas alguns registros isolados de ariranha no Cerrado. Hoje, a maioria das populações viáveis estão no Pantanal e na Amazônia. Caça e perda de habitat praticamente dizimaram esse mamífero carismático de seus biomas originais, que incluíam o Cerrado e a Mata Atlântica.
Estado de conservação: Em Perigo (EN)
Fotografada no Zoológico de Los Angelas, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosFilhote de tamanduá-bandeira nas costas da mãe. Estima-se que a espécie tenha perdido pelo menos 30% de sua população nos últimos 30 anos, principalmente por causa do desmatamento do Cerrado, o bioma que provavelmente abriga a maior parte dos indivíduos.
Estado de conservação: Vulnerável (VU)
Fotografado no Zoológico Caldwell, Texas, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosO bugio-preto, apesar de ainda não estar classificado como ameaçado de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), tem sofrido graves perdas populacionais devido a perda e fragmentação de habitat. Alguns estados brasileiros, como Rio Grande do Sul e São Paulo, já o classificam como Em Perigo (EN) de extinção. A fêmea da espécie, (na foto) tema coloração um pouco mais clara.
Estado de conservação: Pouco Preocupante (LC)
Fotografado no Zoológico Henry Doorly, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosA onça-pintada é o maior felino das Américas e seu âmbito vai desde o México até o Paraguai. No entanto, caça e perda de habitat ameaçam o felino de extinção no bioma Cerrado.
Estado de conservação: Quase Ameaçada (NT)
Fotografado no Aquário Dallas World, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosA jaguatirica pesa entre 7 e 12 kg, mais que o dobro de seu primo Leopardus, o gato-maracajá. Com mais de 40 mil indivíduos no Brasil, é um dos felinos selvagens mais comuns.
Estado de conservação: Pouco Preocupante (LC)
Fotografado no Zoológico de Cincinnati, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosGato-maracajá, muitas vezes confundido com a jaguatirica ou filhote de onça-pintada. Apesar de ocorrer em quase todo território nacional, a população desse felino rara é pequena – estima-se que apenas 4.700 indivíduos vivam no Brasil.
Estado de conservação: Quase Ameaçada (NT)
Fotografado no Zoológico de Cincinnati, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosA anta é o maior mamífero terrestre das Américas e vive, além do Cerrado, em áreas do Pantanal e da Amazônia. No Cerrado, elas lutam para sobreviver em pequenos trechos de mata e são ameaçadas, além da expansão agropecuária, por atropelamentos em rodovias.
Estado de conservação: Vulnerável (VU)
Fotografado no Zoológico John Ball, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosEla está longe de ser uma exclusividade do Cerrado, mas esta capivara merece um lugar nesta lista. Maior roedor do mundo, ela ocorre em todos os estados brasileiros e pode ser encontrada inclusive me áreas urbanas de cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
Estado de conservação: Pouco Preocupante (LC)
Fotografado no Zoológico Rolling Hills, EUA
Foto de Joël Sartore, Arca de FotosVocê também pode se interessar
Confira as imagens vencedoras do prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem
Novos mundos na cozinha: um ensaio da mudança nos hábitos alimentares durante a pandemia
Fotos revelam a exuberância e variedade de baleias pelo mundo
Cientistas registram a biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre
As mulheres que lutam pela conservação de espécies símbolos da fauna brasileira