Onde fica o Triângulo das Bermudas?

Conheça melhor essa região no meio do mar que se tornou famosa por certas histórias e fatos misteriosos que ocorreram por lá.

Navios se reúnem na baía de Hamilton, capital de Bermuda, antes de navegarem até Newport, em Nova York. 

Foto de Joe Scherschel
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de fev. de 2024, 12:00 BRT

Cercado de mistérios, histórias incertas e fatos reais, o Triângulo das Bermudas carrega uma mítica de um local único nos mares e de difícil navegação. Isso porque há relatos de que mais de 50 navios e 20 aviões desapareceram na região ao longo da história, segundo Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).

De acordo com a enciclopédia, ocorrências inexplicáveis na região datam desde meados do século 19, sendo que alguns navios foram descobertos completamente abandonados por ali sem motivo aparente. Já outros não transmitiram sinais de socorro e nunca mais foram vistos quando cruzaram o Triângulo das Bermudas. Há ainda inúmeras histórias de aeronaves que desapareceram e missões de resgate que também sumiram ao voar nessa área.

Um dos fatos mais conhecidos relacionados ao Triângulo das Bermudas ocorreu em  5 de dezembro de 1945, quando cinco aeronaves Avenger TBM da Marinha dos Estados Unidos estavam em uma missão de treinamento iniciada na Estação Aérea Naval de Fort Lauderdale, na Flórida. O objetivo era seguir 300 quilômetros a leste, 75 quilômetros ao norte e retornar à base, porém a equipe desapareceu inexplicavelmente e o grupo enviado depois para resgatá-la também nunca retornou, conforme contou o escritor norte-americano Charles Berlitz em seu livro “O Triângulo das Bermudas”, publicado em 1974. 

Casco do navio Mary Celestia, que afundou em 1865 ao largo da costa sul da Ilha das Bermudas, e é visto por mergulhadores a quase seis metros de profundidade. 

Foto de Emory Kristof

Outro acontecimento curioso muito mais recente aconteceu em janeiro de 2021, quando a Guarda Costeira da Flórida, nos Estados Unidos, declarou que um navio que viajava em direção ao estado havia desaparecido sem explicações após ter saído um dia antes das Bahamas. Foi realizada uma busca de 84 horas sem sucesso, até cancelarem o resgate após não encontrarem nenhum rastro da embarcação, como dito em um artigo da National Geographic

Segundo a Britannica, embora existam muitas teorias sobre as possíveis causas sobrenaturais para esses curiosos desaparecimentos de embarcações e aviões, os fatores geofísicos e ambientais do local são os prováveis responsáveis.

Porém, onde fica exatamente o Triângulo das Bermudas, região cercada de acontecimentos tão misteriosos? Descubra a seguir: 

Onde fica o Triângulo das Bermudas?

A área, cujos limites não são universalmente aceitos, tem o formato de um triângulo no Oceano Atlântico e se estende aproximadamente desde a costa da Flórida até as o arquipélago de Bermudasas ilhas conhecidas como Grandes Antilhas (que compreende os países insulares de CubaJamaicaPorto RicoHaitiRepública Dominicana), segundo a Encyclopædia Britannica

A região geofisicamente é instável, como explica o site britânico. Isso porque o Triângulo das Bermudas está localizado em uma área do Oceano Atlântico onde tempestades de várias direções podem convergir, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de tormentas grandes e perigosas.

mais populares

    veja mais

    O Triângulo das Bermudas se estende da costa da Flórida até o Arquipélago das Bermudas e inclui as ilhas conhecidas como Grandes Antilhas.

    Foto de Google Maps

    Se esse é o único motivo que faz a região ter tantas ocorrências estranhas não se sabe exatamente, mas a fama de mistérios do Triângulo das Bermudas segue em todo mundo. De acordo com a National Ocean Service dos Estados Unidos (Noaa), "não há evidências de que desaparecimentos misteriosos ocorram com maior frequência no Triângulo das Bermudas do que em qualquer outra área grande e bem movimentada do oceano”.

    O órgão norte-americano também afirma que o grande número de ilhas no Mar do Caribe cria muitas áreas de águas rasas que podem ser traiçoeiras para a navegação de navios. O site da Noaa conta que a Marinha e a Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmam que não há explicações sobrenaturais para desastres no mar. Também acrescenta que não existem mapas oficiais que delimitem exatamente as fronteiras do Triângulo das Bermudas.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados