O que é o Triângulo das Bermudas e onde está localizado

Conheça mais sobre esta área do Atlântico marcada pelo desaparecimento de navios em alto-mar e voos minutos antes de aterrissar.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 2 de dez. de 2022 10:04 BRT
A frota espanhola de 1715 placas naufragou nos recifes da Flórida em um furacão.

A frota espanhola de 1715 placas naufragou nos recifes da Flórida em um furacão.

Arte de TOM LOVELL

Os primeiros indícios de desaparecimentos datam de 1945, segundo o livro O Triângulo das Bermudas, publicado pelo escritor norte-americano Charles Berlitz, em 1974 (com edições em português à venda no Brasil). Aviões e barcos desapareceram dentro do triângulo escaleno localizado nas costas do Atlântico Norte

O que é o Triângulo das Bermudas?

Em 5 de dezembro de 1945, cinco aeronaves Avenger TBM da Marinha dos Estados Unidos estavam em uma missão de treinamento, que começou na Estação Aérea Naval de Fort Lauderdale, Flórida. O objetivo era seguir 300 quilômetros a leste, 75 quilômetros ao norte e retornar à base.

Essa equipe de treinamento, explica Berlitz em seu livro, desapareceu inexplicavelmente dentro deste triângulo fictício. O plano de resgate foi executado a bordo de um Martin Mariner, um avião tripulado por 13 homens de patrulha marítima que também se perdeu na mesma área geográfica.

(Artigo relacionado: Conheça os mistérios do "Triângulo das Bermudas" australiano)

É a partir deste acontecimento histórico que as Bermudas deram origem aos termos “Triângulo do Diabo, Triângulo da Morte, Cemitério do Atlântico ou Mar da Má Sorte”. Berlitz aponta este incidente como um ponto alto na história desta região porque um voo de treinamento nunca havia desaparecido completamente.

O equipamento de uma escuna torna mais fácil navegar do que um equipamento quadrado.

Arte de HERVEY GARRET SMITH

Onde está localizado o Triângulo das Bermudas?

De acordo com o livro de Berlitz, o Triângulo das Bermudas é um polígono imaginário com três lados cujos comprimentos são diferentes e são marcados em três pontos.

O primeiro, nas Ilhas Bermudas, ao norte; o segundo, no sul da Flórida, nos Estados Unidos; e o terceiro, na costa das Bahamas, no leste, depois de Porto Rico; e, por fim, retorna novamente para as Ilhas Bermudas.

No entanto, o autor adverte que existem outros pontos que se referem à localização desta área geográfica. A Guarda Costeira dos Estados Unidos, por exemplo, o geolocaliza da seguinte maneira: "Os vértices geralmente aceitos do Triângulo são: as Bermudas, Miami (Flórida) e San Juan (Porto Rico)."

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

História
Conheça as cinco pandemias mais mortais da história da humanidade
Ciência
Conheça os mistérios do Triângulo das Bermudas australiano
História
Quem construiu o Muro de Berlim?
História
Noite de Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia dos Mortos: o que eles têm em comum?
História
Benito Mussolini: ascensão, queda e legado do fundador do fascismo

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados