Qual é a localização exata das Ilhas Malvinas?

Também conhecido como Ilhas Falkland, esse arquipélago possui um clima frio e úmido, com chuvas constantes, tudo por causa de sua localização.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de mar. de 2024, 12:00 BRT
As Ilhas Malvinas, também conhecidas como Ilhas Falkland, são um arquipélago localizado no Oceano Atlântico Sul ...

As Ilhas Malvinas, também conhecidas como Ilhas Falkland, são um arquipélago localizado no Oceano Atlântico Sul e cujo terreno é bastante rochoso e ermo. 

Foto de ALASTAIR BAYLIS

As Ilhas Malvina (também chamadas de Ilhas Falkland) são um arquipélago localizado no Oceano Atlântico Sul, a cerca de 500 quilômetros a leste do sul da Argentina, como explica o World Factbook, um site do governo dos Estados Unidos com informações ao estilo almanaque sobre vários países do mundo. 

O arquipélago inclui duas ilhas principais – a Gran Malvina (localizada a oeste) e Soledad (a leste) – além de cerca de 200 ilhotas, explica a fonte norte-americana.

Conheça 6 fatos sobre as Ilhas Malvinas

Localizado na região sul do mundo, esse território tem algumas características que o tornam especial. Descubra com estes fatos:

  1. área terrestre das Ilhas Falkland é de 12 mil 173 quilômetros quadrados, como explica a Organização das Nações Unidas (ONU).
  2. Nas ilhas vive uma população de aproximadamente 3 mil e 600 pessoas, de acordo com a estimativa do órgão americano feita em 2021. A maioria dos habitantes vive na capital das Malvinas, conhecida como Stanley.
À esquerda: No alto:

Nas Ilhas Malvinas o clima predominante é frio, com nuvens, ventos e chuva por mais da metade dos dias do ano.

À direita: Acima:

Vivem pouco mais de 3 mil pessoas nas ilhas, a maioria delas em sua capital, conhecida como Stanley.

fotos de Google Maps

3. O clima das Malvinas é bastante frio, com fortes ventos vindos do oeste, além de umidade constante e nuvens, detalha o World Fact Book.

4. A precipitação pluviométrica é uma constante nas ilhas, com chuva caindo no local em mais da metade dos dias do ano, de acordo com a fonte dos norte-americana.

5. Embora possa nevar ocasionalmente ao longo do ano (exceto em janeiro e fevereiro), o gelo normalmente não se acumula nas Ilhas Malvinas.

6. O terreno do arquipélago é rochoso e acidentado, com algumas planícies pantanosas e onduladas. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados