20 ilhas que são o sonho de qualquer aventureiro
Essas pequenas ilhas oferecem atividades para todos os tipos de exploradores, de atrações na costa a locais intocados no interior.
Publicado 4 de mai. de 2019, 17:17 BRT

ÅLAND, FINLÂNDIA
A população ocupa apenas 60 das quase 20 mil ilhas e ilhotas dessa região autônoma da Finlândia. Alugue uma bicicleta e pedale ao longo dos 190 quilômetros da Trilha do Arquipélago de Turku. Suas rodovias, pontes e barcas passam por casas de madeira, vilarejos de pescadores e paisagens incríveis. Os verdadeiros aventureiros podem visitar o lugar no inverno quando os dias são mais curtos para tentar fazer ice-kiting (imagine algo como o kite-surfing realizado na neve e em águas congeladas), andar de caiaque ou até mesmo dar um mergulho em águas congelantes.
Foto de Gonzalo Azumendi, Laif, ReduxRANGIROA, POLINÉSIA FRANCESA
A remota Rangiroa é o segundo maior atol do mundo; o Taiti inteiro, a maior ilha da Polinésia Francesa, caberia dentro dele. Passeie por uma praia deserta de areias rosadas. Ou visite a área ao redor da Passagem Tiputa, um estreito que abastece a lagoa com águas cristalinas durante as marés e que abriga uma rica vida selvagem, para observar diversos animais marinhos, inclusive tubarões-cinzentos-do-recife.
Foto de Marco Moretti, Anzenberger, ReduxVAVA'U, TONGA
Aproveite as águas cor de safira que circundam Vava'u (61 ilhas interconectadas) e curta o melhor lugar do mundo para andar de caiaque, surfar e mergulhar. Embora seja fácil conseguir um passeio para nadar com baleias, tenha cuidado: se aproximar desses animais de mais de 40 toneladas é perigoso para os humanos e estressante para as baleias, especialmente para mães e seus filhotes.
Foto de Martin Barraud, Alamy Stock PhotoILHAS MALVINAS
Embora as Ilhas Malvinas, um arquipélago próximo à Patagônia no sul do Atlântico, tenham pouca estrutura, a secretaria de turismo local ajuda a conectar visitantes desbravadores a residentes com o mesmo espírito de aventura. Surfe em águas geladas, faça windsurfing ou ande de caiaque com golfinhos-do-sul e petréis-gigantes. Ainda, veleje até grandes penhascos para observar imensas colônias de albatrozes-de-sobrancelha e pinguins-de-crista.
Foto de John Warburton-Lee Photography, Alamy Stock PhotoCHILOÉ, CHILE
Há diversas atrações ao redor de Chiloé, uma ilha ao longo da costa do sul do Chile. Ande de caiaque pelo arquipélago para observar igrejas históricas de madeira; faça um passeio de barco para ver toninhas, baleias e colônias de pinguins-de-magalhães e de pinguins-de-humboldt em Puerto Mott; e depois faça uma caminhada pelas florestas valdivianas no Parque Nacional Chiloé. A aventura não termina quando o sol se põe: ouça e sinta a movimentação da maré durante a noite em uma tradicional casa de madeira sobre palafitas.
Foto de Kseniya Ragozina, Alamy Stock PhotoMINDANAO, FILIPINAS
Em um país composto de mais de 7,1 mil ilhas, a pouco visitada Mindanao tem muito a oferecer. Conheça membros da tribo indígena Lumad; aproveite as ondas e surfe na região norte, que fica praticamente vazia; faça um passeio de barco pelas corredeiras do Rio Cagayan de Oro; e nade até a base de cachoeiras localizadas nas florestas, como a Tinago Falls (na foto) no Rio Agus.
Foto de Chris Stowers, Panos Pictures, ReduxILHA CATALINA, ESTADOS UNIDOS
Próxima a Los Angeles, a fachada em estilo resort da Ilha Catalina esconde seu espírito aventureiro: as florestas de algas abrigam vida em abundância, incluindo tubarões-azuis, tubarões-mako, tubarões-martelo e tubarões-brancos. Ande de caiaque pela costa ou explore o interior da ilha em um curso de arvorismo para apreciar uma vista aérea do local.
Foto de Niebrugge Images, Alamy Stock PhotoMADAGASCAR
As paisagens e a vida selvagem de Madagascar são peculiares e maravilhosas ao mesmo tempo. Faça uma trilha pelo Parque Nacional de Marojejy (na foto) para observar 11 espécies de lêmures que habitam a floresta nativa ou explore as formações de calcário da Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha. Outras opções são os passeios de ciclismo pela remota região sudoeste, escalada nos paredões da Montagne des Français, próximo a Diego Suarez, e safaris em canoas pelo Rio Manombolo, com visitas a cavernas localizadas ao pé de penhascos que abrigam antigas tumbas Vazimba.
Foto de Michael Zumstein, Agence VU, ReduxILHA MASIRAH, OMÃ
Esse pedaço arenoso de terra a cerca de 20 quilômetros do centro de Omã é uma verdadeira ilha deserta. Vilarejos na cor bege avançam sobre praias áridas, enquanto cabras e camelos se alimentam dos arbustos às margens das estradas. Águas calmas, no outro lado da ilha, oferecem surfe regular e ventos constantes e fortes, formando o cenário perfeito para praticantes de kitesurfing de todos os níveis.
Foto de Dominic Byrne, Alamy Stock PhotoILHAS CANÁRIAS, ESPANHA
Os que viajam a essas ilhas vulcânicas espanholas na costa do norte da África encontram diversos microclimas únicos: de desertos de areia e paisagens lunares vulcânicas a florestas subtropicais e praias de areia branca com palmeiras. Dirija pela pitoresca região de Tejeda ou pela costa para observar baleias, velejar, surfar e fazer mergulho de snorkel.
Foto de Franz Pritz, Picture Press, ReduxILHAS FAROÉ, DINAMARCA
Metade da diversão envolvendo as Ilhas Faroé, um remoto e autônomo arquipélago dinamarquês golpeado pelo vendo no norte do Atlântico, é chegar até lá. A outra metade envolve andar de barco pelas cavernas da costa para nadar em águas subterrâneas, andar de føroyska rossið (cavalo feroês) na relva do interior, fazer caminhadas ao longo das rocas no mar Drangarnir ou no pitoresco Lago Vatnsdalsvatn, ou ainda alugar uma tradicional escuna feroesa para explorar os penhascos do litoral repletos de papagaios-do-mar.
Foto de Alessio Mesiano, Alamy Stock PhotoILHA SUL, NOVA ZELÂNDIA
Os kiwis são mestres em aventura. Visite a Ilha Sul para muita adrenalina em áreas intocadas do Parque Nacional Abel Tasman; faça skydiving sobre o Lago Wanaka; pule de bungee jump a uma altura de cerca de 134 metros ou aventure-se em uma catapulta humana no Vale Nevis; por último, equipe-se e faça um passeio que inclui um voo de helicóptero e uma caminhada para observar de cima as fendas azuis e verdes da Geleira Franz Josef.
Foto de Florian Bärschneider, Alamy Stock PhotoPAPUA NOVA GUINÉ
Apesar de sua fascinante diversidade étnica e ecológica, Papua Nova Guiné possui poucas atividades organizadas de aventura. Mas isso não o impede de organizar a sua própria, pegando uma prancha e indo surfar em Vanimo, ao norte. Ou junte-se a um pequeno grupo para explorar a Kokoda Track de 96 quilômetros, que passa por uma histórica rota australiana da Segunda Guerra Mundial, por campos de imperato, rios rochosos e florestas nativas da Cordilheira de Owen Stanley.
Foto de Alex Hutchinson, ReduxILHA DAS FOCAS, ÁFRICA DO SUL
Faça um passeio de barco pelas águas verdes de False Bay, próximo do litoral da Cidade do Cabo, para observar um bando de pinguins-africanos e cerca de 75 mil lobos-marinhos-sul-africanos, juntos na maior colônia de animais dessa espécie. Essa é apenas uma isca para a atração principal: False Bay é um dos poucos lugares no mundo onde os tubarões-brancos são vistos nadando na superfície para pegar suas presas.
Foto de Education Images, Getty ImagesDOMINICA
Conheça a geologia vulcânica dessa ilha do Caribe fazendo uma trilha circular de cerca de 19 quilômetros por bancos de enxofre até o Lago Boiling. Ou explore as águas cristalinas de Dominica fazendo um mergulho com snorkel ou um mergulho autônomo no borbulhante Recife Champagne, em meio a peixes coloridos e um navio espanhol naufragado do século 17.
Foto de Reinhard Dirscherl, Alamy Stock PhotoBORNÉU
Vista suas meias anti-sanguessugas e explore o Parque Nacional de Santubong em Bornéu (na foto) na companhia de excêntricos macacos-narigudos. Faça um passeio de barco pelos manguezais para admirar coloridos guarda-rios e raros golfinhos-do-irauádi. Os mergulhadores vão amar os épicos paredões de Sipadan com 600 metros de profundidade — além dos cardumes de barracuda e outras grandes espécies pelágicas.
Foto de André Schumacher, Laif, ReduxILHA MUMBO, MALÁUI
Localizada no Parque Nacional Lake Malawi, o primeiro parque nacional de água doce do mundo e Patrimônio Mundial da Unesco, a Ilha Mumbo oferece alguns dos melhores lugares do mundo para fazer mergulho com snorkel em água doce, mergulho autônomo e passeios de caiaque. No Mumbo Island Camp, explore coloridos cardumes em águas cristalinas e formações rochosas que mais se parecem labirintos, ou siga para o interior para um passeio entre árvores baobá.
Foto de Ariadne van Zandbergen, Alamy Stock PhotoGALÁPAGOS, EQUADOR
Chegar até Galápagos — a 925 quilômetros de Equador — já é uma aventura, mas passeios exclusivos oferecem muito mais adrenalina. Faça uma caminhada até a borda do vulcão Sierra Negra na região montanhosa. Na Ilha Isabela, faça uma trilha de bicicleta pelo histórico Muro das Lágrimas ou explore a acidentada costa para avistar a ave de rapina mais rara do mundo, o endêmico falcão-de-galápagos (na foto). Ande de caiaque pelos manguezais em Santa Cruz e, saindo de San Cristobal, mergulhe com tubarões-de-galápagos, tubarões-martelo ou tubarões-brancos.
Foto de Josh Haner, ReduxTASMÂNIA, AUSTRÁLIA
A Austrália oferece inúmeros lugares selvagens, mas a Tasmânia, um pequeno estado insular a alguns quilômetros da costa sudeste, não deve ser ignorada. Ouça o barulho de ossos sendo esmagados durante uma refeição noturna do epônimo marsupial carnívoro, o demônio da Tasmânia; faça um rafting pelo Rio Franklin; ou uma trilha de vários dias pela Overland Track, explorando a Região Selvagem da Tasmânia, considerada Patrimônio Mundial. O percurso inclui o profundo Lago Saint Claire, uma floresta temperada e a Cradle Mountain.
Foto de Jackie Ellis, Alamy Stock PhotoKO YAO YAI, TAILÂNDIA
Essa calma ilha em Phang Nga Bay, ao sul é reconhecida por seus remotos penhascos e pequenas rochas de carste em alto mar, que parecem gotejar no oceano. Acessar os paredões para escalada exige uma viagem de barco ou de moto em estradas não asfaltadas, além de uma caminhada na floresta.
Foto de Isa Foltin, Getty Images