Animais

Imagens revelam a beleza e a variedade dos anfíbios brasileiros

Projeto de explorador da National Geographic visa buscar e registrar todas as espécies de anfíbios ameaçadas de extinção no Brasil.quarta-feira, 20 de março de 2019

Por Redação National Geographic
Explorador da National Geographic busca as espécies de anfíbios ameaçadas no Brasil
Explorador da National Geographic busca as espécies de anfíbios ameaçadas no Brasil
Projeto pretende documentar com vídeos e fotos as espécies de anfíbios vulneráveis à extinção no país.

Eles podem ser tão pequenos quando um grão de feijão ou grandes como um coelho. Alguns são venenosos e muitos são exímios saltadores. E apesar de terem desenvolvido uma série de mecanismos de defesa e sobrevivido até à extinção dos dinossauros, os sapos estão hoje entre as criaturas mais vulneráveis do planeta. Estima-se que mais de 200 espécies de sapos foram extintas desde os anos 1970 e cerca de 10% das que restaram estão fadadas ao desaparecimento até 2100.

ver galeria

Pensando nisso, e nos efeitos negativos que o vácuo deixado por esses anfíbios pode ter nos ecossistemas, foi instituído o Dia Mundial do Sapo, a ser comemorado todo 20 de março. Ciente da importância dos anfíbios para o meio ambiente, o explorador da National Geographic Pedro Peloso criou o DoTS (Documenting Threatened Species, ou, em tradução livre, “documentando espécies ameaçadas”). O projeto pretende ser um banco de dados e imagens de todas as espécies de anfíbios vulneráveis à extinção no Brasil, apresentando seu estado de conservação e detalhes como o habitat natural.

E para celebrar o #DiaMundialDoSapo selecionamos algumas das melhores imagens feitas por Pedro Peloso e sua equipe dos sapos brasileiros. Deixe de lado o ‘nojinho’ e se entregue à beleza peculiar destes bichos.

Perereca-de-capacete do Rio Pomba - Aparasphenodon Pomba
Continuar a Ler