Animais

Imagens revelam a beleza e a variedade dos anfíbios brasileiros

Projeto de explorador da National Geographic visa buscar e registrar todas as espécies de anfíbios ameaçadas de extinção no Brasil. Quarta-feira, 20 Março

Por Redação National Geographic

Eles podem ser tão pequenos quando um grão de feijão ou grandes como um coelho. Alguns são venenosos e muitos são exímios saltadores. E apesar de terem desenvolvido uma série de mecanismos de defesa e sobrevivido até à extinção dos dinossauros, os sapos estão hoje entre as criaturas mais vulneráveis do planeta. Estima-se que mais de 200 espécies de sapos foram extintas desde os anos 1970 e cerca de 10% das que restaram estão fadadas ao desaparecimento até 2100.

Pensando nisso, e nos efeitos negativos que o vácuo deixado por esses anfíbios pode ter nos ecossistemas, foi instituído o Dia Mundial do Sapo, a ser comemorado todo 20 de março. Ciente da importância dos anfíbios para o meio ambiente, o explorador da National Geographic Pedro Peloso criou o DoTS (Documenting Threatened Species, ou, em tradução livre, “documentando espécies ameaçadas”). O projeto pretende ser um banco de dados e imagens de todas as espécies de anfíbios vulneráveis à extinção no Brasil, apresentando seu estado de conservação e detalhes como o habitat natural.

E para celebrar o #DiaMundialDoSapo selecionamos algumas das melhores imagens feitas por Pedro Peloso e sua equipe dos sapos brasileiros. Deixe de lado o ‘nojinho’ e se entregue à beleza peculiar destes bichos.

Continuar a Ler