As 5 características que você não sabia sobre o grande tubarão branco
Um grande tubarão branco nada nas águas das Ilhas Netuno, Australia.
O grande tubarão branco (Carcharodon carcharias) é um dos tubarões mais conhecidos e o mais mortal do mundo. Este gigante tem um tamanho máximo estimado de 6 metros de comprimento e vive nos mares temperados de todo o mundo. Saiba mais sobre este incrível animal.
Por que o nome grande tubarão branco
O nome deste animal marinho deve-se ao aparecimento de alguns deles – mortos e deitados de costas – que exibiam a cor branca de suas barrigas, de acordo com o site do Arquivo Internacional de Ataques a Tubarões (Isaf), do Museu de História Natural da Flórida.
Além de grande tubarão branco, ele também é conhecido por outros nomes, como tubarão devorador de homens ou morte branca, por ser considerado o tubarão mais perigoso do mundo.
Os grandes tubarões brancos têm sangue quente
Junto com outros tubarões, o grande branco é endotérmico (isto é, de sangue quente). Esta característica lhe permite manter uma temperatura corporal mais alta do que a da água ao redor.
Um grande tubarão branco explode na água perto das Ilhas Netuno, na Austrália.
O que os tubarões brancos comem
O tubarão branco é um macro-predador e está ativo durante todo o dia. Algumas de suas presas mais importantes são mamíferos marinhos, como focas, golfinhos e peixes. Com menos frequência, ele se alimenta de répteis marinhos, principalmente tartarugas.
Com relação à dieta dele, o Isaf ressalta que ele é um predador capaz de adaptar a alimentação e de percorrer longas distâncias, se afastando do seu habitat comum para busca de alimentos.
(Você também pode estar interessado em: Como em Avatar! Estas espécies oceânicas precisam de proteção)
As peculiaridades da pele do tubarão branco
A superfície dorsal deste famoso animal é preta acinzentada, enquanto que a barriga é branca. A textura da pele é mais macia do que a de outras espécies de tubarões.
Além disso, explica o Isaf, a maioria dos exemplares exibe uma mancha oval preta na axila da barbatana peitoral.
Por que os tubarões brancos atacam os humanos
De acordo com o Isaf, os tubarões brancos atacam, muitas vezes, objetos desconhecidos para determinar potenciais alimentos, se eles seriam ou não comida adequada.
É por esta razão que alguns cientistas acreditam que "as silhuetas dos mergulhadores e surfistas, quando vistas de baixo, assemelham-se às da presa do tubarão, e que esta identificação equivocada é a causa da maioria dos ataques aos humanos".
Entretanto, o fato de grandes tubarões brancos atacarem objetos inanimados ou mesmo aves (que não se assemelham a suas presas comuns) pode contradizer a hipótese.