Como as baleias se alimentam?

Algumas baleias podem ser consideradas “filtros” dos oceanos, enquanto outras são predadoras marinhas donas de uma inteligência surpreendente.

Baleia jubarte no Alasca.

Foto de GETTY IMAGES INC
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de nov. de 2023, 15:00 BRT

No vasto e enigmático reino dos oceanos, as baleias surgem como criaturas majestosas que, apesar de seu tamanho imponente, mantêm um dos segredos mais bem guardados da natureza: sua dieta alimentar. 

Para saber mais sobre o assunto, National Geographic explora como esses gigantes marinhos se alimentam e desvenda alguns dos mistérios que envolvem seus hábitos no momento de comer.

Do que consiste a dieta alimentar de uma baleia?

É importante observar que as baleias são classificadas em duas subordens distintas: Odontoceti, que têm dentes, e Mysticeti, que em vez de dente, têm placas de barbatanas na boca, como observa um artigo do Museu de História Natural (NHM) em Londres, no Reino Unido. 

Por isso, a escolha da dieta desses animais está intimamente ligada ao fato de pertencerem a uma dessas subordens.

Embora todas as baleias de cada grupo compartilhem características comuns, a diversidade de suas preferências alimentares é notável. Cada espécie apresenta uma predileção única por determinados tipos de alimentos.

De pequenos crustáceos a grandes mamíferos: o que as baleias comem?

As baleias também são conhecidas como gigantescos “filtros” dos oceanos. Isso porque essas criaturas majestosas nadam com a boca aberta, filtrando grandes quantidades de água para capturar e devorar pequenos organismos.

Já as baleias dentadas, por outro lado, apresentam-se como predadores marinhos fascinantes, donos de uma inteligência e habilidades de caça surpreendentes. 

Descubra abaixo os alimentos favoritos de algumas baleias:

Baleia jubarte

No hemisfério sul, o principal alimento das baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), da subordem Mysticeti, é o krill – um pequeno crustáceo semelhante ao camarão.

Enquanto isso, no hemisfério norte, as jubarte se alimentam de cardumes de peixes, como anchovas, bacalhau, lança-areia e capelim, de acordo com o site do Serviço Nacional de Pesca Marinha dos Estados Unidos. 

Baleia azul

Uma mãe baleia azul empurra seu recém-nascido para a superfície para respirar.

Uma mãe baleia azul empurra seu recém-nascido para a superfície para respirar.

Arte de Larry Foster

baleia azul (Balaenoptera musculus), da subordem Mysticeti, também se alimenta de pequenos crustáceos e o faz tomando grandes bocados de água e comida.

Em seu processo de alimentação, a baleia azul expulsa a água que abocanha usando sua barbatana como peneira. Dessa forma, essa gigante dos oceanos mantém o alimento preso em sua boca, informa o NHM.

Cachalote

Uma baleia cachalote nada com seu filhote.

Uma baleia cachalote nada com seu filhote.

Foto de BRIAN J. SKERRY

cachalote (Physeter macrocephalus) é um dos maiores cetáceos do planeta e conhecido por comer lulas gigantes em sua dieta alimentar

Quando está nas profundezas do oceano, ele procura animais grandes para se saciar. No entanto, também pode comer polvos, arraias e alguns peixes ósseos demersais (que vivem e se alimentam no fundo dos oceanos), de acordo com um artigo da National Geographic.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados