Conheça o carcaju, animal que inspirou a criação do personagem Wolverine, da Marvel
Esse mamífero vive em locais frios onde a comida é escassa, portanto, quando encontra comida, come o máximo possível. Acima, uma pintura de um carcaju arrastando um animal morto por uma armadilha.
Com coloração preto-amarronzada, grandes garras e dentes longos e uma reputação de força e agressividade, o “carcaju” (ou glutão, como também é chamado em português) anda por aí lembrando um urso achatado, mas é conhecido em sua região nativa (as áreas geladas do norte da América do Norte e Eurásia) como “wolverine” – sim, o mesmo nome do famoso personagem mutante da Marvel.
O nome científico desse animal, no entanto, é Gulo Gulo, e ele é o maior membro terrestre da família Mustelidae, sendo primo de mamíferos como lontras, furões e texugos, como explica o Animal Diversity Web (ADW), enciclopédia online mantida pelo Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Veja como o carcaju inspirou a criação do Wolverine – personagem icônico adorado pelos fãs e que retorna aos cinemas a partir do dia 25 de julho no filme Deadpool & Wolverine. Conheça também mais curiosidades sobre o mamífero, que está na lista vermelha de perigo de extinção mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (Iucn).
(Sobre animais, você pode se interessar: Os 4 fatos que você precisa saber sobre a baleia azul, o maior mamífero do mundo)
Os carcajus são pequenos e destemidos
O wolverine ou carcaju é um mamífero carnívoro conhecido por sua força, astúcia, destemor e voracidade, sendo famosos por sua capacidade de enfrentar e lutar contra predadores maiores – alguns com mais do que o dobro de seu tamanho.
O carcaju se assemelha a um urso pequeno, atarracado e largo, com 65 a 104 cm de comprimento e largura de cerca de 36 a 45 cm, apenas. A maioria desses animais pesa entre 8 e 18 kg, como conta a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).
O carcaju é um mamífero capaz de lutar contra animais muito maiores do que ele. Na imagem um carcajú no Whipsnade Zoo, Bedfordshire, Inglaterra.
Qual é o habitat natural e o que comem os carcajus?
Os carcajus são originários das latitudes frias do norte da América do Norte (no Canadá e no estado do Alasca, nos Estados Unidos), mas já foram encontrados também na costa do Pacífico e na Eurásia (na região da Escandinávia e na Rússia), especialmente em áreas de floresta, de acordo com a ADW.
O carcaju também é chamado de “glutão” em diferentes línguas porque essa é a tradução de Gulo do latim. O nome provavelmente se deve ao fato de viverem em regiões muito frias – territórios onde a comida é escassa. Sendo assim, quando encontra algo comestível, o carcaju come o máximo possível (como um glutão), retornando à carcaça várias vezes até que ela esteja limpa, como detalha um artigo do site norte-americano da National Geographic.
Esses animais resistentes são solitários e gostam de percorrer longas distâncias – às vezes caminham cerca de 24 Km em um único dia em busca de alimento. Os carcajus são carnívoros oportunistas e comem de tudo, desde renas, alces e porcos-espinhos até morsas e focas, como conta a Britannica.
A imagem mostra o mutante fictício Wolverine, que é um ser agressivo, solitário e com garras, características típicas do mamífero que o inspiraram a criar o personagem.
Comparados aos gambás, os carcajus exalam um odor fétido
Outro apelido dos carcajus, como conta o artigo da NatGeo dos Estados Unidos, é “urso gambá”. Esse nome foi dado por conta de um mau cheiro característico que esse mamífero exala associando-o ao gambá por conta do odor.
Os carcajus possuem glândulas anais que produzem uma secreção fedorenta quando esses animais são provocados ou assustados.
Os carcajus estão em perigo de extinção
Historicamente, os carcajus foram ameaçados pelo comércio de peles, bem como por outras atividades humanas, como operações madeireiras e desenvolvimento geral. A mudança climática também é uma preocupação devido à forma como a espécie depende da neve para construir suas tocas natais e para abater animais de grande porte.
Além de estarem na lista vermelha da IUCN, o governo canadense listou o carcaju como uma espécie de preocupação especial em relação à extinção ainda em 2018. Já o governo dos Estados Unidos seguiu o exemplo em 2023, nomeando as populações de carcaju como ameaçadas de acordo com a Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção.
O animal escolhido para criar o personagem, interpretado por Hugh Jackman, é originário da região da América do Norte, o que se torna ainda mais significativo pelo fato de que parte do público leitor de quadrinhos da Marvel é do Canadá. Acima, uma cena do filme Deadpool & Wolverine.
Sendo assim, os órgãos federais do país terão de levar em consideração o status do carcaju ao realizar colheitas de madeira, extração de combustível fóssil ou desenvolvimentos como novas estradas.
Em maio de 2023, um fato curioso aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos: por três vezes foram avistados carcajus ao leste de Sierra Nevada, segundo as autoridades do estado. Esta é uma ocorrência rara, pois nos últimos 100 anos, o animal só tinha sido visto apenas uma outra vez na região (no estado eles eram dados como extintos desde 1920).
Como os carcajus inspiraram a criação de Wolverine, o personagem da Marvel
As características desse animal corajoso, agressivo, solitário, que tem longas garras e corpo peludo se confundem com a descrição do personagem da Marvel Comics que ganhou as telas em diversos filmes. O Wolverine mutante da ficção é interpretado no cinema pelo ator Hugh Jackman – que retorna ao papel no longa da Marvel Studios Deadpool & Wolverine com estreia em 25 de julho.
Wolverine, o personagem, apareceu pela primeira vez em 1974. Estava na edição #180 de “O Incrível Hulk”, HQ criada pelo roteirista e editor Roy Thomas, em parceria com o autor Len Wein e o lendário desenhista John Romita Sr. Em entrevista para a revista Forbes norte-americana, o ex-editor da Marvel Comics conta que, na época, o ímpeto para a criação de Wolverine veio do fato de que cerca de 10% dos leitores da Marvel eram do Canadá e queriam ter seu próprio super-herói para torcer.
Ao pesquisar, chegaram ao carcaju, um animal também presente nos Estados Unidos e que tinha características que combinariam bem em um super-herói diferente e único. Daí surgiu a inspiração vinda do carcaju, conta o site oficial da Marvel.