Dia Mundial da Lontra: 5 curiosidades para conhecer bem esse animal

O Dia Mundial da Lontra é comemorado todos os anos na última quarta-feira de maio. Saiba mais sobre esses incríveis animais.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 31 de mai. de 2023, 10:15 BRT

Lontra de rio norte-americana no rio Buffalo Fork congelado em Wyoming.

Foto de Charlie Hamilton James

A carismática lontra, um mamífero da família das doninhas, é encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida e Austrália. A maioria das 13 espécies conhecidas é pequena, com orelhas e focinhos curtos, corpo alongado, cauda longa e pelo macio e denso, conta um artigo da National Geographic. Mas existem espécies consideradas gigantes, e uma delas é endêmica da América do Sul. 

Todos os anos, na última quarta-feira de maio, que cai no dia 31 em 2023, é celebrado o Dia Mundial da Lontra. Em comemoração à data, conheça os fatos mais inusitados desses animais. 

1. Lontras são especialistas em frutos do mar

Todas as lontras são experientes caçadoras e sua alimentação consiste em peixes, crustáceos e outras criaturas aquáticas. As lontras-marinhas (Enhydra lutris) em especial, uma espécie encontrada no Oceano Pacífico, têm um método engenhoso para abrir mariscos: ela flutua de costas, coloca uma pedra em seu peito e depois esmaga o molusco até que se abra.

2. Lontras precisam “se pentear” para nadarem melhor

Os corpos das lontras são super adaptados à vida aquática. De acordo com o artigo da National Geographic, pés palmados e caudas poderosas agem como lemes, e suas narinas e orelhas podem se fechar para impedir a entrada de água. Além disso, elas possuem um pêlo à prova d'água que as mantém aquecidas. 

Mas, por terem um dos pêlos mais densos entre todos os mamíferos – até um milhão de pêlos por polegada quadrada em algumas partes do corpo – elas precisam “se pentear” cuidadosamente para mantê-los limpos e vedados para a água. Isso porque, diferente de animais como os patos, elas não têm uma cobertura gordurosa nos pêlos para mantê-los impermeáveis. 

Uma lontra de rio norte-americana com um peixe capturado no rio Snake, no Parque Nacional Grand Teton.

Foto de Charlie Hamilton James

3. O cocô da lontra é bastante fedido

O artigo da National Geographic também diz que as lontras têm fezes particularmente fedorentas. Alguns cientistas dizem que o odor especial vem da dieta exclusiva de frutos do mar. 

Relacionado: Cocô de baleia deixa nosso ar respirável

4. Lontras são brincalhonas e carinhosas

Entre os comportamentos que os humanos podem achar “fofo” das lontras, está o gosto por brincadeiras e abraços entre si. Segundo o artigo, as lontras de rio são especialmente brincalhonas, saltando em terra e mergulhando em rios e riachos. 

Já as lontras marinhas, quando vão dormir, costumam se emaranhar nas algas para não saírem flutuando. Às vezes, elas também entrelaçam as patas com outra lontra para não serem separadas pela corrente. 

5. A lontra-gigante é endêmica da América do Sul

Também chamada de lontra-gigante, a ariranha (Pteronura brasiliensis) é a maior espécie de lontra do mundo. Segundo informações do Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição de pesquisa focada na fauna e flora da Amazônia localizada em Belém (PA), as ariranhas chegam a medir até 1,80 metro quando adultas. Os machos podem pesar até 45 quilos, já as fêmeas, que são menores, pesam em média 25 kg. 

Endêmica da América do Sul, ou seja, específica da região, a ariranha pode ser encontrada nos rios de quase todos os países do continente. No Brasil, de acordo com o Museu Emílio Goeldi, ela é encontrada principalmente na Amazônia e no Pantanal. 

Além de ser a maior entre as lontras, a ariranha também se destaca no comportamento. Diferente das suas parentes brincalhonas, o museu alerta que as lontras-gigantes são agressivas, principalmente no período de gestação ou quando estão cuidando das crias, quando as fêmeas da espécie aguçam seu instinto protetor, tornando-se ainda mais violentas.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados