Você consegue identificar a diferença entre uma onça-pintada e um leopardo?
Esses felinos predadores naturalmente belos, musculosos e fortes são facilmente confundidos uns com os outros. Conheça melhor cada um deles.

A diferença entre um guepardo e um leão é clara como o dia, mas saber como diferenciar um leopardo e uma onça-pintada? Não é tão simples.
Ambos os grandes felinos são predadores de emboscada que são musculosos, com pelagem manchada e aparência muito semelhante. Por conta de todas essas semelhanças, muitos tendem a confundir os dois ou a acreditar que são o mesmo animal – mas não são.
Confira uma análise para conhecer melhor os leopardos e as onças-pintadas e as linhas tênues entre esses felinos.
(Sobre Animais, leia também: Conheça os sapos ameaçados de extinção que receberam um grande impulso do cantor Bad Bunny)
Felino maior e mais perigoso: onça-pintada
Para começar, as onças-pintadas (também chamadas de jaguar) vivem nas Américas Central e do Sul, onde são os maiores entre o grupo de grandes felinos, enquanto os leopardos são os menores dentro do grupo grandes felinos em seu habitat na África e na Ásia.
As onças-pintadas são maiores e mais fortes do que os leopardos, pesando até 113 Kg em comparação com o leopardo de 80 Kg.
As onças-pintadas também têm mandíbulas e dentes enormes e a força de mordida mais forte de todos os grandes felinos, afirma Boone Smith, pesquisador independente de grandes felinos baseado em Idaho, nos Estados Unidos.
A variação no tamanho da mandíbula e do corpo provavelmente se deve ao fato de as onças-pintadas e os leopardos viverem em ambientes diferentes e, portanto, terem de abater presas diferentes, diz Don Moore, diretor do Zoológico de Portland (Estados Unidos).
Ambos os felinos são bons nadadores, mas “as onças-pintadas adoram água e comem jacarés e cobras sucuris como parte de sua dieta” — presas que também são predadoras por si só e que exigem uma força incrível para serem subjugadas.
Os leopardos tendem a evitar a água e não costumam comer crocodilos, optando por veados e outros mamíferos.
O rei dos gatos
Pode-se dizer que os dois animais também têm suas próprias peculiaridades de personalidade. “As onças-pintadas têm uma espécie de arrogância como a de um leão africano. Eles são o rei e sabem disso”, revela Smith.
Embora geralmente ela não seja agressiva com as pessoas, se estiver diante de uma pessoa, a onça-pintada “fala muito com ela”, rosnando em sua direção.
Já os leopardos, segundo ele, são totalmente malvados e defensivos – porque “não são o rei em sua selva”, diz Smith. Eles precisam estar atentos a predadores maiores, como os leões.
No entanto, o fato de os leopardos serem briguentos significa que os leopardos também são mais atléticos – um leopardo pode rapidamente arrastar uma impala para cima de uma árvore, por exemplo. Isso é algo que você nunca teve que fazer na aula de ginástica.
(Conteúdo relacionado: Por dentro do mundo secreto das onças-pintadas)
Panteras negras
As manchas nas onças-pintadas e nos leopardos são chamadas de rosetas, círculos pretos irregulares que se assemelham a rosas, com centros amarronzados na parte superior de uma pelagem amarronzada. Elas são uma boa camuflagem para evitar os predadores quando eles se movem entre árvores ou outra vegetação.
Os leopardos têm rosetas menores e menos complexas, agrupadas mais próximas umas das outras. Tanto os leopardos quanto as onças-pintadas podem ser pretos, uma mutação frequentemente chamada de “pantera negra”.
A coloração vem de um gene que produz um excesso de pigmento chamado melanina, que dá a coloração negra.
