5 fatos sobre a pantera negra que você não sabia

No mundo animal, a pantera negra não tem poderes como o herói dos quadrinhos, mas não deixa de ser um felino admirável.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de dez. de 2022, 13:35 BRT
Personagem do filme Pantera Negra, interpretado por Chadwick Boseman.

Personagem do filme Pantera Negra, interpretado por Chadwick Boseman.

Foto de Disney+

Entre os grandes felinos, a pantera negra é um dos mais misteriosos, sendo muitas vezes lembrada como símbolo de força e de magia. Não é à toa que o herói dos quadrinhos, o Pantera Negra, faz tanto sucesso. 

Na realidade, o animal não tem nada de mágico, mas ainda é admirável. Conheça um pouco mais sobre estes gatos selvagens tão populares.

Veja mais no Disney+

1. A pantera negra não é um só felino

O termo “pantera” não é exclusivo de um animal. Na verdade, de acordo com o Projeto Panthera, uma ONG internacional sem fins lucrativos que atua para a conservação das 40 espécies de gatos selvagens do mundo e dos vastos ecossistemas que habitam, a palavra remonta à classificação taxonômica (gênero Panthera) para todos os grandes felinos – principalmente tigres, leões, onças e leopardos.

Portanto, a pantera negra nada mais é do que um grande felino com a pelagem preta. De acordo com o projeto, o que acontece é um fenômeno chamado melanismo, caracterizado pela produção excessiva, concentrada e considerável do pigmento negro, a melanina na pelagens dos felinos selvagens. 

Então, tanto uma onça quanto um leopardo podem ser o que se chama de pantera negra. Entretanto, nem todas as espécies do gênero Panthera podem ser negras. Segundo o projeto, não se sabe de pumas e tigres negros, por exemplo. 

2. Onças e leopardos são as panteras negras mais comuns

Segundo o Projeto Panthera, os felinos em que o melanismo é mais comumente observado, portanto a maioria das panteras-negras, são as onças-pintadas (Panthera onca), comuns nas Américas, e os leopardos (Panthera pardus) da África e Ásia.

Não é só porque esses animais têm uma cor escura que eles não tenham pintas, elas só são mais difíceis de serem vistas por estarem mais mescladas na coloração do resto da pelagem. 

3. A maioria das panteras negras vive na Amazônia e nas florestas da Ásia e África 

A área de ocorrência das onças-pintadas, em geral, é nas Américas – do norte do México ao norte da Argentina. Segundo a ONG internacional, onças negras podem habitar muitos lugares, mas sabe-se que a maioria das panteras negras está na Amazônia, na floresta tropical profunda. 

Já os leopardos negros habitam tanto a Ásia quanto a África. Segundo o projeto, as panteras negras africanas são solitárias, misteriosas e difíceis de encontrar – e muitas vezes ficam nas árvores, onde as pessoas não os podem ver.

4. Panteras negras são predadores hábeis 

Ser um predador ágil e habilidoso é uma característica comum na maioria dos felinos. Mas, segundo o cientista-chefe do Panthera, Alan Rabinowitz, “as onças e os leopardos-negros são uns dos verdadeiros artistas marciais do mundo animal.”

“Quando eles matam, é cirurgicamente”, diz Rabinowitz. Segundo ele, os leopardos, mesmo não sendo tão grandes como os tigres, conseguem derrubar presas semelhantes porque as pegam pelo pescoço e as arrastam para baixo. Já as onças são muito mais poderosas que os leopardos, e sua capacidade de matar de uma forma rápida “aterroriza as pessoas”, afirma.

5. As panteras negras são mais “espertas” do que outros grandes felinos 

Outra característica das panteras negras apontada por Rabinowitz é que elas são muito espertas e calculistas. “Quando as pessoas vão à África e as observam e as comparam com outros grandes felinos, as panteras parecem ser, em muitos aspectos, mais astutas”, comenta o cientista-chefe da organização. 

Já os maiores gatos (tigres e leões), segundo ele, usam mais a força bruta nas situações, enquanto onças e leopardos são mais observadores e encontram diferentes soluções.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados