
Sabia que os dentes dos coelhos nunca param de crescer? Confira 5 fatos curiosos sobre o animal
Os coelhos são animais populares no mundo todo, tendo várias espécies selvagens e domésticas - como o exemplar da foto.
Anualmente, no quarto sábado de setembro é comemorado o Dia Internacional dos Coelhos, data que visa promover a proteção e o cuidado dos coelhos domésticos e selvagens. Presentes naturalmente em quase todos os continentes, os coelhos chegaram aos quatro cantos do mundo graças aos humanos que domesticaram várias de suas espécies.
Os coelhos são mamíferos da ordem Lagomorpha (lagomorfos, em português) e da família Leporidae; também possuem diversas espécies diferentes entre selvagens e domésticos, segundo o site Animal Diversity Web (ADW), enciclopédia online mantida pelo Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
A National Geographic apresenta cinco fatos curiosos sobre os coelhos, esses pequenos animais peludos e saltitantes que encantam as pessoas, mas tem características bem peculiares.
(Sobre Animais, leia também: É verdade que os rinocerontes realmente estão em perigo de extinção?)

Acima, um coelho-doméstico preto (Oryctolagus cuniculus ssp. domesticus) que foi fotografado em um jardim em Gold River, na Califórnia, Estados Unidos.
1. Os dentes dos coelhos nunca param de crescer
Conforme explica um artigo sobre os coelhos no site norte-americano da National Geographic Kids, os dentes dos coelhos jamais param de crescer. Porém, como seus dentes se desgastam gradualmente ao longo da vida à medida que o coelho mastiga grama, flores silvestres e vegetais — eles nunca ficam muito compridos.
De acordo com o hospital veterinário Long Beach Animal Hospital, na Califórnia (Estados Unidos), para que os dentes dos coelhos não cresçam demais é importante que eles se alimentem com uma dieta rica em fibras. Um coelho com má alimentação não tem esta ação normal de desgaste e pode sofrer de dentes crescidos em excesso.
Este problema pode ser grave o suficiente para inibir a sua capacidade de comer.

Acima, um coelho creme d'argent - uma raça rara de grande porte, de origem francesa, conhecida pela sua pelagem de cor creme com reflexos alaranjados.
2. Parece, mas não é: lebres não são coelhos
Apesar das várias semelhanças, lebres não são coelhos. Os coelhos diferem das lebres em tamanho, ciclo de vida e habitat preferido. Segundo a ADW, ambos pertencem à mesma ordem (Lagomorpha) e família (Leporidae), e por isso compartilham várias características comuns, como os dentes e a cauda curta.
Porém, conforme explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido), os coelhos são menores e têm orelhas mais curtas do que as lebres.
Além disso, os coelhos que vivem livres na natureza nascem sem pelos, preferem habitats com árvores e arbustos, e vivem em tocas cavadas no solo. As lebres, por sua vez, já nascem peludas, são maiores e preferem áreas abertas, como pradarias, onde elas fazem seus ninhos em pequenas depressões abertas.
(Você pode se interessar também: Qual é o cachorro mais inteligente do mundo? Ele já existia desde o Império Romano)

Um coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), também chamado de "coelho-europeu" ou "coelho-ibérico" uma espécie selvagem nativa da Península Ibérica, mas que hoje é encontrada em outros locais - como esse, fotografado na Austrália.
3. As orelhas dos coelhos podem ter 10 centímetros de comprimento
Uma característica que também chama a atenção nos coelhos são suas orelhas compridas. Elas têm, em média, seis centímetros, mas algumas espécies possuem orelhas de até dez centímetros de comprimento, conta o artigo da NatGeo Kids.
E, curiosamente, os coelhos podem girar suas orelhas em 180º graus, mantendo-se atentos aos predadores. O fato dos coelhos terem as orelhas tão longas provavelmente é uma adaptação evolutiva para detectar predadores, afirma a Britannica.
4. Os coelhos possuem uma visão de quase 360º graus
Os olhos dos coelhos ficam nas laterais da cabeça, o que significa que eles podem ver quase tudo ao seu redor, com capacidade de visão de quase de 360º, afirma o artigo sobre eles da BBC Earth (que pertente à rede de comunicação pública do Reino Unido).
Isso os ajuda a estarem sempre atentos aos predadores que podem vir atacá-los de todas as direções — desde aves de rapina, que mergulham do alto, até visons ou doninhas capazes se aproximarem deles por trás.
(Conteúdo relacionado: Quais animais possuem visão noturna?)

Coelhos são grandes saltadores naturais. Na foto, um coelho saltando sobre uma cerca de classe fácil em uma competição sueca de salto de coelhos.
5. Os saltos dos coelhos podem chegar a 90 centímetros
Os coelhos são atléticos e os saltos fazem parte da sua natureza. Eles são excelentes saltadores e podem atingir grandes alturas, sendo que coelhos saudáveis alcançam, em média, de 60 a 90 centímetros, afirma a NatGeo Kids.
Suas patas traseiras têm músculos fortes, que permitem a eles realizarem saltos impressionantes, sendo que alguns coelhos domésticos são até treinados para participarem de competições de saltos de coelhos.
