Os 5 alimentos que contribuem para a saúde dos dentes

A prevenção das condições odontológicas, no entanto, também requer higiene dental contínua, bem como visitas regulares a um médico especialista.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 12 de abr. de 2023, 10:25 BRT

Dentista atende uma paciente em uma clínica em São Paulo.

Foto de John Stanmeyer

Enquanto alguns produtos ricos em açúcares afetam a saúde bucal, outros como frutas, vegetais e laticínios podem evitar danos e prevenir condições odontológicas danosas à saúde.

De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA, na sigla em inglês), existe uma relação bidirecional entre saúde oral, dieta e nutrição. Isso porque os alimentos afetam os tecidos da boca, enquanto que a saúde bucal também tem efeito nos nutrientes consumidos.

Por isso mesmo, é possível encontrar alguns alimentos recomendados para cuidar dos dentes, de acordo com o que recomendam a Associação Americana de Odontologia e a Federação Odontológica Mundial. Entre eles estão:

1. Frutas e legumes

Algumas frutas ou legumes contêm vitamina C, que é importante para a saúde da gengiva.

Foto de ANDRIA LO

Uma dieta equilibrada, pobre em açúcar e rica em frutas e vegetais pode contribuir para a saúde de seus dentes. Segundo a Federação Odontológica Mundial (FDI, na sigla em francês), a maior organização que representa a profissão odontológica em todo o mundo, os açúcares livres, ou seja, aqueles que são adicionados a alimentos e bebidas ou naturalmente presentes no mel, xaropes e sucos de frutas, enfraquecem o esmalte dental e aumentam o risco de cárie dentária.

Ao invés de consumir este tipo de alimento, a federação recomenda frutas e vegetais, pois os açúcares naturalmente presentes nesses produtos não são considerados como açúcares livres.

"Estes alimentos também ajudam a estimular a produção de saliva, que remove e partículas de alimentos dos dentes e neutraliza ácidos nocivos, protegendo os dentes da cárie", acrescenta a ADA. 

Além disso, a organização norte-americana acrescenta que algumas frutas e vegetais contêm vitamina C, que é importante para a saúde da gengiva e para a cura rápida de feridas. Outro elemento presente é a vitamina A, um nutriente chave na formação do esmalte dentário, informa a entidade.

(Você pode estar interessado em: Quais são os benefícios do espinafre para a saúde?)

2. Alimentos ricos em fibras

mais populares

    veja mais

    De acordo com informações da ADA, embora sejam necessários testes mais cuidadosos, odontologistas sugerem que alimentos como leite e outros produtos lácteos, além de maçãs, mirtilos, chás e alimentos ricos em fibras têm propriedades cariostáticas, ou seja, inibem o desenvolvimento de cáries. 

    3. Produtos ricos em cálcio

    "O cálcio é um mineral encontrado em muitos alimentos e é essencial para construir e manter ossos e dentes saudáveis", observa a associação norte-americana.

    O mineral é absorvido do intestino para o sangue e pode ser ingerido em alimentos como o leite (humano ou animal), produtos lácteos (como queijo e iogurte), ou alimentos fortificados com cálcio. Algumas alternativas à base de plantas incluem produtos feitos de soja, amêndoas, aveia, nozes, batatas, linhaça ou cânhamo. 

    Entretanto, um relatório técnico de saúde e nutrição divulgado pela ADA alerta que leites à base de plantas ou bebidas não-lácteas não são recomendados no primeiro ano de vida das pessoas.

    4. Carne e outras proteínas

    Ricos em proteínas, leite e ovos também são fontes de fósforo.

    Foto de Natalie Keyssar

    A organização americana, por sua vez, aponta que "alimentos ricos em proteínas como carne, aves, peixe, leite e ovos são as melhores fontes de fósforo". Esse mineral, juntamente com o cálcio, ajuda a proteger e a reconstruir o esmalte dos dentes.

    5. Água potável

    Líquidos como sucos de frutas, bebidas energéticas e refrigerantes são fontes comuns de açúcares livres, que enfraquecem o esmalte dos dentes. Fora isso, o ácido e o alto teor de açúcar das bebidas alcoólicas podem desgastar os dentes e levar à cárie dentária. Portanto, a FDI e a ADA recomendam a escolha da água como principal bebida para ser ingerida pelas pessoas para proteger os dentes.

    Finalmente, a federação internacional enfatiza que a saúde dental vai além da nutrição. Uma boa rotina de higiene oral combinada com visitas regulares ao dentista são medidas fundamentais para ajudar a prevenir doenças bucais.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados