Qual é a origem do Coelho da Páscoa?
De onde vem o “Coelho da Páscoa”? Resposta rápida: ninguém sabe com certeza.
Quando o assunto é descobrir de onde veio a lenda do coelho da Páscoa, alguns manuscritos medievais mostram coelhos e lebres antropomórficos. Mas eles não se comportam em nada como o simpático coelhinhos que virou símbolo dessa época do ano.
(Você pode se interessar por: O que é a Páscoa e qual é o seu significado para o calendário litúrgico católico?)
Histórias de uma lebre da Páscoa que entrega ovos vem sendo contada no folclore alemão desde o século 17. Mas coelhos — e ovos — não têm nada a ver com a ressurreição de Jesus — a história bíblica da Páscoa. Então, qual a conexão?
A Páscoa, a primavera, os coelhos e os ovos compartilham uma ideia em comum: o nascimento — e o renascimento.
Coelhos vêm sendo por muito tempo um símbolo de fertilidade porque se reproduzem rapidamente. As fêmeas carregam sua ninhada por apenas 30 dias e podem dar à luz para até 12 filhotes por vez.
(Leia também: Dia Internacional do Coelho – 4 fatos curiosos sobre o coelho doméstico, esse adorável animal)
Ovos, é claro, são outro símbolo de nascimento por excelência. E a primavera (quando a Páscoa é comemorada no Hemisfério Norte) é quando a natureza volta à vida. Colonos alemães trouxeram a tradição da lebre da Páscoa para a América. Tudo começou no estado americano da Pensilvânia e se espalhou dali. Por volta de 1900, as referências a uma “Lebre da Páscoa” deram lugar a uma “Coelhinho da Páscoa.”
Em termos de classificação animal, apenas um “pequeno” salto. Eventualmente, o personagem tomou uma forma mais humana. Assim como o Papai Noel e o Natal, o Coelhinho da Páscoa é um símbolo de mistura entre tradição cultural e costumes religiosos.
explorar vídeos
Xamãs urbanos
101| Cristianismo
Owerá
Rasu Yawanawá
O Encanto das Nossas Raízes
