
No Dia Mundial do Macaco, uma pergunta: os macacos realmente comem bananas na natureza?
Um orangotango de Bornéu com a boca cheia de comida (incluindo bananas) carrega o seu bebê.
O Dia Mundial do Macaco (conhecido também como Dia Internacional do Macaco) é celebrado anualmente em 14 de dezembro, informa a World Animal Protection, uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada ao bem-estar animal. Trata-se de uma data comemorativa criada para refletir sobre as ameaças que esses animais enfrentam e aprender mais sobre eles.
Embora a imagem de macacos comendo bananas seja popular em desenhos animados e fotografias de zoológicos, ela não é considerada representativa para todos os primatas, e tampouco se trata de sua alimentação típica na natureza.
De acordo com a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimentos gerais do Reino Unido), a maioria dos macacos vive em florestas tropicais e se desloca de quatro patas em busca de vegetação, ovos, insetos e animais menores como fonte de alimentação. Vale ressaltar que os macacos se distinguem dos símios, outra espécie de primatas, por terem cauda e peito estreito – com exceção dos lêmures, társio e loris.
Mas será que eles realmente comem bananas? Embora a resposta rápida seja afirmativa, vale a pena esclarecer melhor este fato e descobrir o que os macacos realmente comem em seu ambiente natural.
(Vale a pena ler também: Será que os antigos romanos amavam os buldogues franceses tanto quanto eles são queridos atualmente?)

As diversas espécies de macacos têm dietas diferentes de acordo com suas características físicas e a disponibilidade de alimentos. A alimentação dos macacos-prego (foto) abrange mais de 95 espécies de plantas em algumas áreas, embora eles prefiram especialmente os frutos da palmeira, de acordo com a Enciclopédia Britânica.
Qual é a alimentação dos macacos em seu habitat natural?
Quando estão em ambiente selvagem, os macacos têm dietas variadas, detalha a Britannica, embora a maioria das espécies seja onívora, ou seja, coma tanto alimentos de origem vegetal quanto animal. Entre seus alimentos habituais estão frutas, flores, folhas, nozes, sementes, insetos, pequenos animais e, às vezes, ovos de aves.
No entanto, é preciso esclarecer que “as preferências alimentares podem variar de acordo com o tamanho e dos padrões de atividade do macaco”, além, é claro, dos locais onde se encontram. Sendo assim, os animais noturnos menores, por exemplo, costumam comer insetos, enquanto as espécies diurnas maiores consomem mais vegetação, menciona a plataforma.

Um macaco bugio vermelho (Alouatta seniculus) se alimenta entre os galhos das árvores em uma floresta na Colômbia.
Afinal, os macacos comem bananas na natureza?
Ainda que os macacos possam, sim, comer bananas quando estão na natureza, mas essa fruta nem sempre está à sua disposição, pois sua presença depende da espécie da fruta e da região geográfica.
Além disso, é importante esclarecer que as bananas silvestres são diferentes das bananas cultivadas para consumo humano, explica um artigo da BBC Wildlife (uma divisão da BBC, a rede de comunicação pública da Inglaterra, dedicada a cobrir a vida selvagem).
(Conteúdo relacionado: Como os primeiros macacos africanos chegaram na América do Sul?)
As bananas consumidas pelas pessoas habitualmente (e que ocasionalmente podem ser oferecidas aos macacos em cativeiro) são mais doces e mais densas em energia (ou seja, são mais calóricas) em comparação com outros alimentos que esses animais obtêm na natureza, aponta um artigo de 2014 do jornal britânico “The Guardian”.
Portanto, comê-las pode ser “prejudicial aos dentes e causar diabetes e doenças relacionadas” nesses animais, explicou Amy Plowman, ex-diretora de conservação e defesa do zoológico de Paignton em Devon, Inglaterra, em um comunicado à imprensa citado pelo “The Guardian” no artigo de 2014.