Mamba-negra: conheça a cobra venenosa mais letal da África

A Dendroaspis polylepis, considerada uma das cobras venenosas mais letais do mundo, é tão rápida quanto mortal, mas grande parte de sua má reputação é baseada em exageros e mal-entendidos.

Por Redacción National Geographic
A mamba-negra é uma cobra rápida e letalmente venenosa.

A mamba-negra é uma cobra rápida e letalmente venenosa. 

A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma criatura rápida, inquieta e letalmente venenosa que, quando ameaçada, pode ser muito agressiva. A cobra foi a responsável pela morte de muitas pessoas, e os mitos africanos exageram seus poderes a proporções lendárias. Por todos esses motivos, a mamba-negra é indiscutivelmente considerada a serpente mais letal da África.

Quais são as características da mamba-negra?

A mamba-negra vive nas savanas e nas colinas rochosas do sul e do leste da África. É a maior serpente venenosa da África, atingindo até 4,5 metros, embora a média seja de cerca de 2,5 metros. Elas também estão entre as cobras mais rápidas do mundo, capazes de deslizar a 20 quilômetros por hora.

Seu nome não se deve à cor da pele, que geralmente é verde-oliva ou cinza, mas ao preto azulado dentro da boca, que ela abre quando se sente ameaçada.

NOME COMUM: Mamba-negra

NOME CIENTÍFICO: Dendroaspis polylepis

CLASSE: Répteis

DIETA: Carnívora

TAMANHO: Até 4,3 metros

PESO: Até 1,5 kg

Comportamento da mamba-negra

A mamba-negra é um animal esquivo e, quando confrontada, quase sempre tenta escapar. Entretanto, quando encurralada, essa cobra levanta a cabeça, às vezes a uma altura equivalente a um terço do corpo, e abre a boca. Se o oponente persistir, a mamba ataca não uma, mas várias vezes, injetando grandes quantidades de uma potente toxina que afeta o sistema nervoso e o coração.

Antes do soro específico contra o veneno da mamba-negra, uma picada dessa temível cobra era letal em quase 100% das vezes, geralmente em 20 minutos. Infelizmente, o antídoto ainda não está disponível em todas as áreas rurais do habitat da mamba, e as mortes causadas por esse animal ainda são frequentes.

A mamba-negra não tem status especial de conservação. Entretanto, a invasão de seu território, além de pressionar a espécie, contribui para o aumento de encontros potencialmente perigosos com essas cobras.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados