Como reconhecer se uma cobra é venenosa?

A identificação de serpentes venenosas não é algo simples e pode incluir detalhes anatômicos, de comportamento e, dependendo da espécie, o recomendado é manter distância em todos os encontros.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de mai. de 2023, 13:08 BRT

Cobra-lança-ferradura entre as folhas e a cobertura florestal.

Foto de Charlie Hamilton James

Como reconhecer se uma cobra é venenosa? Esta é uma pergunta que necessita ser respondida em partes. De maneira geral, observar o formato da cabeça da cobra e outros detalhes anatômicos é uma das atitudes que ajuda a distinguir serpentes venenosas

A informação é do Instituto Butantan, instituição que é a maior produtora de vacinas e soros contra venenos de animais peçonhentos, toxinas bacterianas e alguns tipos de vírus da América Latina. 

No entanto, essas diferenças nem sempre são tão claras, tornando o reconhecimento de uma cobra venenosa uma tarefa desafiadora. De acordo com o Instituto, uma das formas mais seguras de identificação é observar a presença da fosseta loreal, um pequeno orifício localizado entre os olhos e as narinas de serpentes venenosas, que funciona como um órgão termorreceptor extremamente sensível às variações de temperatura. 

Mesmo assim, esse método não é infalível. Segundo o Butantan, essa estrutura está presente especialmente em serpentes da família Viperidae, as famosas víboras, mas não é encontrada, por exemplo, em cobras corais. “A observação da fosseta loreal não permite identificar se a serpente é uma coral (gênero Micrurus), sendo que todas as corais são venenosas”, afirma o Instituto em seu site oficial. 

(Relacionada: Quais são os efeitos do veneno de uma cobra no corpo humano)

O que diferencia uma cobra venenosa de uma cobra sem veneno?

No geral, algumas características anatômicas se repetem nas serpentes venenosas, segundo o Butantan:

  • As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque;
  • Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais);
  • Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical. 

Mas só essas características podem não ser o suficiente para identificar todas as serpentes que podem ser perigosas. Além desses traços e da presença da fosseta loreal, há também significativas diferenças de comportamento. 

De acordo com o Butantan, as serpentes peçonhentas geralmente possuem hábitos noturnos, embora também possam ser avistadas durante o dia. Além disso, em situações de ameaça – quando se encontram com seres humanos, por exemplo, as cobras inofensivas tendem a fugir, enquanto as peçonhentas costumam se enrodilhar e preparar-se para o bote. 

Ainda assim, o Instituto alerta que existem exceções a todas essas regras de identificação para serpentes venenosas. Por exemplo, ainda que todas as cobras corais sejam peçonhentas e perigosas, existem as chamadas de falsas corais – espécies que imitam as características de uma coral verdadeira, mas que não possuem veneno. 

Portanto, como a distinção é uma tarefa difícil de ser feita, a recomendação do Butantan é assumir todas as corais como venenosas e ficar distante, para não correr nenhum perigo. O Instituto informa que uma cobra-coral (tanto as verdadeiras quanto as falsas) pode ser identificada pelo seu padrão de cores constituído por anéis coloridos em preto, vermelho, branco, amarelo e outras cores fortes e vivas, geralmente distribuídos em sequência.

Além disso, é imprescindível buscar ajuda médica imediata em caso de qualquer acidente com serpentes. O Instituto recomenda levar algum registro do animal, seja fotográfico, relato verbal das características da cobra ou até levando o próprio animal, para que a equipe médica possa identificar e tratar o caso com mais eficiência.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados