7 plantas medicinais que podem ajudar a combater gripes e resfriados

Confira alguns remédios naturais, de equinácea a marshmallow, comumente usados para aliviar os sintomas da gripe.

Por Editors of National Geographic
Publicado 22 de dez. de 2022, 10:26 BRT

O xarope de sabugueiro, feito das bagas da planta, é um remédio caseiro comum usado para aliviar e diminuir os sintomas de gripes e resfriados.

 

Foto de Westend 69 Getty Images (271953)

Como muitos dos sistemas do corpo, o respiratório cumpre a função dele fora de nossa percepção consciente, pelo menos na maior parte do tempo. Mal notamos as 22 mil respirações feitas em média todos os dias – até o momento em que respirar se torna complicado. 

A exposição constante do sistema respiratório ao mundo exterior o deixa vulnerável a infecções bacterianas e virais, como resfriado comum, gripe e tuberculose. No entanto, desde que existem doenças respiratórias, as pessoas usam plantas medicinais para combatê-las, com muito sucesso.

Conheça estes sete remédios comumente empregados para lidar naturalmente com ataques de tosse, coriza e espirros.

Muitos remédios naturais podem ser encontrados nas raízes de flores e plantas.

Foto de Getty Images

Astrágalo

Alguns remédios naturais são melhores quando usados nos primeiros sinais de doença, mas o astrágalo funciona melhor como preventivo. Existem estudos de laboratório que sustentam esta premissa: extratos de raiz de astrágalo melhoram a função dos glóbulos brancos, aumentando os níveis de anticorpos inclusive em pessoas saudáveis. 

Esta erva também pode aumentar os níveis de interferons, proteínas ativadoras do sistema imunológico que combatem infecções virais e tumores. Esses benefícios ajudam a prevenir infecções respiratórias superiores, especialmente em pessoas propensas a resfriados e gripes. Use astrágalo como chá, cápsula ou tintura.

Precaução: Não usar raiz de astrágalo em caso de gravidez ou amamentação. Pessoas com doenças autoimunes devem consultar um profissional de saúde.

Equinácea

Esta flor silvestre tem muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução das probabilidades de pegar um resfriado. A equinácea é uma das ervas melhores estudadas, e ganhou reputação por seus numerosos efeitos no sistema imunológico, como o aumento das respostas de anticorpos a níveis elevados de interferons para combater vírus e estimulação de glóbulos brancos para combater infecções. 

Vários compostos químicos na equinácea variam segundo as três espécies, as partes da planta e as técnicas de extração. Polissacarídeos, glicoproteínas e alquilamidas têm efeitos medicinais que estimulam o sistema imunológico e inibem vírus e bactérias. Ainda continuam as investigações sobre o funcionamento exato da equinácea. 

Para ver os benefícios, tome doses adequadas de um produto de qualidade assim que detectar o primeiro sinal de doença. Ingira como chá, tintura ou cápsula.

Precaução: Não tome equinácea se tiver tuberculose, leucemia, diabetes, doenças do tecido conjuntivo, esclerose múltipla, HIV ou Aids, doenças autoimunes ou doenças do fígado. Em casos raros, a equinácea pode causar reações alérgicas.

mais populares

    veja mais
    À esquerda: No alto:

    Equinácea cresce como uma flor silvestre.

    Foto de SHUTTERSTOCK
    À direita: Acima:

    Várias partes da planta, incluindo suas raízes, têm sido usadas por seus benefícios à saúde.

    Foto de Custom Life Science Images Alamy Stock Photo (271935)

    Sabugueiros

    Os sabugueiros maduros têm alto conteúdo de vitamina C e antioxidantes. Estudos descobriram que o xarope de sabugueiro pode ajudar a diminuir a duração dos sintomas de gripes e resfriados. 

    As preparações de sabugueiro também podem reduzir o edema nas membranas mucosas – e assim aliviar a congestão nasal – e diminuir espirros, coceira e outros sintomas de alergias. Use como xarope ou pastilha.

    Precaução: Não consumir bagas verdes ou produtos feitos de outras partes da planta. Todos contêm compostos perigosos que podem causar náusea, vômito, diarreia, tontura ou confusão.

    Marshmallow

    Seja com chocolate quente ou derretendo em uma fogueira, os marshmallows são os doces favoritos de muitas pessoas. Na verdade, sua origem vem de um remédio natural feito das raízes e folhas da planta de marshmallow

    Esta planta contém polissacarídeos, uma mucilagem natural que acalma as membranas mucosas irritadas pela inflamação da garganta, tosse e indigestão. Também pode hidratar a pele ressecada. Beba como chá ou infusão.

    Precaução: Nenhuma.

    A planta de marshmallow rosa e branco é considerada segura para o consumo.

    Foto de Alamy

    Verbasco

    Desta planta, são utilizadas as folhas e caules de cor verde acinzentado para aliviar os sintomas de bronquite, tosse e outras doenças da garganta, porque atua como calmante, expectorante e anti-inflamatório para os tecidos respiratórios irritados. Beber o chá dela, tanto da folha como da flor, acalma a garganta e é um remédio muito antigo para problemas respiratórios. Várias partes são usadas, incluindo as folhas, flores e raízes. Apesar de sua longa história de uso para fins medicinais, verbasco não tem sido extensivamente pesquisado, mesmo assim, hoje continua sendo um remédio respeitado na medicina natural. Ingira verbasco como infusão das folhas ou flores.

    Precaução: As sementes de verbasco são tóxicas e não devem fazer parte de nenhum extrato, cápsula ou chá de verbasco.

    O verbascum amarelo, comumente chamado de verbasco.

    Foto de Photography By Getty Images

    Pelargônio

    Pelargoniums, comumente conhecidos como sardinheiras ou gerânios, têm uma forte tradição de uso medicinal na África. Pelargonium sidoides – conhecido na medicina natural moderna simplesmente como pelargônio – faz parte há séculos da cura tradicional das culturas zulu, xhosa, basotho e mfengu. 

    Os fitoterapeutas recomendam a raiz para ajudar a reduzir os sintomas de infecções respiratórias, como tosse, resfriado, dor de garganta, pneumonia, amigdalite e sinusite aguda, e para prevenir infecções secundárias, como bronquite crônica. É frequentemente usado como uma alternativa aos antibióticos em algumas dessas condições. Pelargonium sidoides é vendido como extrato, pastilhas e tinturas.

    Precaução: Alguns usuários relatam desconforto estomacal leve, erupções cutâneas e distúrbios do sistema nervoso. Evite a planta se estiver tomando medicamentos anticoagulantes.

    Pelargonium sidoides é mais comumente conhecido como gerânio africano porque é nativo da África do Sul.

    Foto de Alamy

    Tomilho

    Como a sálvia, o tomilho é uma das várias ervas aromáticas que funciona como remédio. Seus compostos aromáticos ajudam a aliviar a tosse, provavelmente de duas maneiras diferentes. 

    O tomilho é antiespasmódico e expectorante, portanto não só acalma a tosse, mas também ajuda a limpar o muco bronquial. Também é antibacteriano e antiviral. Vários dos compostos químicos da erva tomilho, incluindo timol e carvacrol, são responsáveis por seu aroma, seus efeitos expectorantes e por sua inibição de bactérias, vírus e fungos. 

    Hoje, os fitoterapeutas recomendam o tomilho para tosse, resfriado, gripe, bronquite e asma. Eles também o indicam para distúrbios digestivos, pois tem um efeito relaxante nos músculos lisos do estômago e dos intestinos. Beba chá de tomilho para a tosse conforme necessário.

    Precaução: O tomilho deve ser evitado por pessoas com condições sensíveis a hormônios.

    Nota importante para o leitor: Este material está destinado a aumentar seu conhecimento sobre remédios caseiros e desenvolvimentos recentes em possíveis formas de cuidar de sua saúde em casa e, pelo que sabemos, as informações fornecidas são precisas no momento de sua publicação. Não aspira a ser um manual médico, e nem os autores nem o editor estão empenhados em prestar aconselhamento médico ou profissional para o leitor individual. Você não deve usar estas informações como um substituto para o conselho de um profissional da saúde autorizado. Como todos somos diferentes, recomendamos que você consulte um profissional de saúde certificado para diagnosticar problemas e supervisionar o uso de qualquer um desses remédios caseiros para tratar condições individuais. Os autores, consultores e editores se isentam de qualquer responsabilidade com relação a qualquer perda, lesão ou dano decorrente direta ou indiretamente do uso deste material.

    Partes desse material apareceram em Nature's Best Remedies. Disponível em lojas de livros e revistas.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados