Stevia ou adoçantes: saiba mais sobre cada um e seus impactos na saúde

Adoçantes artificiais são muito utilizados em alimentos industrializados e em dietas que visam a perda de peso. Mas quais os impactos deles na saúde?

Um café da manhã do hotel é servido com vista a o Serengeti.

Foto de Charlie Hamilton James
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de dez. de 2022, 10:18 BRT, Atualizado 5 de dez. de 2022, 12:04 BRT

Os edulcorantes de alta intensidade (adoçantes) são normalmente utilizados como substitutos ou alternativas ao açúcar comum por serem doces e com poucas ou nenhuma caloria, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Apesar de serem relacionados a uma alimentação saudável, a OMS diz, no entanto, que não encontrou evidências significativas de que eles tenham efeitos benéficos na saúde além de uma ligeira perda de peso.

Entre os adoçantes artificiais mais usados no mundo estão a sacarina, o aspartame e, recentemente, a stevia, uma alternativa natural ao açúcar, que vem ganhando popularidade. Conheça cada um deles e seus impactos na saúde. 

Sacarina

Segundo a Food and Drug Administration (FDA), agência federal dos Estados Unidos que regula medicamentos e produtos para o consumo humano, a sacarina é usada comumente em bebidas à base de suco de frutas, como um substituto do açúcar para cozinhar ou usar na mesa, e em alimentos processados

Também segundo a agência, o consumo da sacarina é seguro para os humanos e não apresenta nenhum risco para a saúde. Já o benefício é que ela não adiciona calorias aos alimentos. 

Todos os ingredientes para uma xícara fumegante de chocolate quente maia. Belize, América Central.

Foto de SHUTTERSTOCK

Aspartame

A FDA informa que o aspartame, um adoçante químico, é utilizado como adoçante de mesa, em cereais, chicletes e bases secas para alimentos instantâneos, como café, chá e gelatinas. Também é comumente encontrado em refrigerantes e outras bebidas carbonatadas. 

De acordo com a FDA, seu consumo é seguro. No entanto, pessoas com uma doença hereditária rara conhecida como fenilcetonúria têm dificuldade em metabolizar a fenilalanina, um dos componentes do aspartame, e devem controlar a sua ingestão.

Stevia

A stevia é um adoçante natural extraído da planta Stevia rebaudiana e que não contém calorias. Extratos e folhas dessa planta são utilizadas há muitos anos em regiões situadas entre o Paraguai e o Brasil, de acordo com o estudo Stevia rebaudiana: suas propriedades de agricultura, biológicas e químicas, publicado na revista Canadian Journal of Plant Science, em 1998.

Também de acordo com a publicação, a stevia – ou estévia – tem poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum). Seu consumo é seguro, porém, a ingestão não deve passar de 5,5 mg/kg de peso corporal ao dia.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados