O que causa o soluço
Este sintoma fisiológico tão comum ao corpo humano pode durar de poucos minutos a várias semanas.
Os soluços são desencadeados pelo músculo diafragma, localizado abaixo dos pulmões.
O soluço é uma condição natural do organismo: tanto crianças como adultos já tiveram e certamente terão soluços em algum momento de suas vidas. Segundo explica a Enciclopédia Britannica, plataforma de checagem de fatos e educação do Reino Unido, os soluços são involuntários e normalmente param em minutos, embora possam persistir durante dias ou até mesmo semanas.
A Enciclopédia define o soluço como uma contracção esporádica do diafragma (músculo que separa o peito do abdômen), que é seguida pelo fechamento da glote (abertura na laringe entre as cordas vocais) durante a respiração. Isso provoca uma curta e súbita entrada de ar, o que produz o som característico do soluço.
(Relacionado: Como ter boa saúde física e mental)
O que causa o soluço
Normalmente, as crises de soluço são benignas e melhoram em poucos minutos, mas episódios mais persistentes podem ser sintomas de inúmeras doenças, segundo a biblioteca de saúde brasileira.
Os soluços passageiros podem ser causados pela distensão do estômago, que é provocada por comer muito e de forma rápida, pela ingestão de bebidas com gás ou por “engolir” (deglutição) ar. Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo e o consumo de álcool também estão ligados ao sintoma.
Além disso, o soluço também pode ter causas psicológicas, como estresse, ansiedade, tristeza, agonia e depressão, informa a fonte do Ministério da Saúde do Brasil.
Quando o soluço é persistente, ou seja, dura mais de 48 horas, sua causa pode estar ligada a problemas do sistema nervoso central, de metabolismo (como diabetes mal controlado) ou ser efeito colateral de procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios. Nesses casos, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar um médico para investigar a origem do sintoma.
Quanto tempo dura um soluço
A biblioteca de saúde do Ministério da Saúde (MS) brasileiro diz que o soluço tem duração variável. Ele tem possibilidade de acontecer por poucos minutos, ou de durar até horas ou semanas. As crises podem ser classificadas como episódicas, persistentes e intratáveis.