O que causa o soluço

Este sintoma fisiológico tão comum ao corpo humano pode durar de poucos minutos a várias semanas.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de jan. de 2023 16:04 BRT
Os soluços são desencadeados pelo músculo diafragma, localizado abaixo dos pulmões.

Os soluços são desencadeados pelo músculo diafragma, localizado abaixo dos pulmões.

Foto de H.V. CARTER Anatomy, Descriptive and Surgical, 1858

O soluço é uma condição natural do organismo: tanto crianças como adultos já tiveram e certamente terão soluços em algum momento de suas vidas. Segundo explica a Enciclopédia Britannica, plataforma de checagem de fatos e educação do Reino Unido, os soluços são involuntários e normalmente param em minutos, embora possam persistir durante dias ou até mesmo semanas. 

A Enciclopédia define o soluço como uma contracção esporádica do diafragma (músculo que separa o peito do abdômen), que é seguida pelo fechamento da glote (abertura na laringe entre as cordas vocais) durante a respiração. Isso provoca uma curta e súbita entrada de ar, o que produz o som característico do soluço. 

(Relacionado: Como ter boa saúde física e mental)

O que causa o soluço

Normalmente, as crises de soluço são benignas e melhoram em poucos minutos, mas episódios mais persistentes podem ser sintomas de inúmeras doenças, segundo a biblioteca de saúde brasileira.  

Os soluços passageiros podem ser causados pela distensão do estômago, que é provocada por comer muito e de forma rápida, pela ingestão de bebidas com gás ou por “engolir” (deglutição) ar. Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo e o consumo de álcool também estão ligados ao sintoma. 

Além disso, o soluço também pode ter causas psicológicas, como estresse, ansiedade, tristeza, agonia e depressão, informa a fonte do Ministério da Saúde do Brasil. 

Quando o soluço é persistente, ou seja, dura mais de 48 horas, sua causa pode estar ligada a problemas do sistema nervoso central, de metabolismo (como diabetes mal controlado) ou ser efeito colateral de procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios. Nesses casos, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar um médico para investigar a origem do sintoma.

Quanto tempo dura um soluço 

A biblioteca de saúde do Ministério da Saúde (MS) brasileiro diz que o soluço tem duração variável. Ele tem possibilidade de acontecer por poucos minutos, ou de durar até horas ou semanas. As crises podem ser classificadas como episódicas, persistentes e intratáveis.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
Quatro dicas para evitar a retenção de líquidos
Ciência
Como o sedentarismo afeta o seu corpo
Ciência
Como é o contágio da hanseníase?
Ciência
Três atividades para acalmar os sintomas da depressão
Ciência
O que é o colesterol?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados