Como ter boa saúde física e mental

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fornece conselhos e informações sobre como levar uma vida saudável. Confira quais são as recomendações?

Uma mulher, grávida de seu primeiro bebê, pratica ioga ao lado da ponte do Brooklyn, no Brooklyn.

Foto de Lynsey Addario
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de nov. de 2022 15:00 BRT

Há certos hábitos para manter uma vida saudável. A Organização Mundial de Saúde (OMS) elabora recomendações para a saúde e bem-estar das pessoas, e classifica-as de acordo com as fases da vida. Para a idade adulta precoce e média, a organização propõe cinco conselhos específicos. Confira quais:

1. Coma alimentos saudáveis

A OMS recomenda o consumo de alimentos nutritivos como frutas, legumes, vegetais, frutos secos e cereais integrais, leite, carne e peixe. 

Também sugere limitar o sal a menos de 5 gramas (cerca de uma colher de chá) por dia; o açúcar a não mais de 10% das calorias diárias. A gordura deve ser não mais de 30% dos alimentos consumidos por dia. "O total de calorias é de cerca de 2500 por dia para um homem e 2000 para uma mulher".

(Veja também: O que a má alimentação faz com o nosso corpo?)

2. Fazer exames e consultas médicas regularmente

Saber como está a saúde também é um ponto importante. Por isso, a OMS sugere visitas médicas frequentes para um controle geral da saúde, consultas com um dentista para check-ups dentários; e que se façam testes oftalmológicos de rotina.

Além disso, a organização global alerta para a importância de manter a imunização em dia; procurar atenção médica para sinais de dores no peito ou no braço, nódulos mamários ou hemorragias inesperadas ou em abundância; buscar apoio para doenças prolongadas; e procurar aconselhamento especializado sobre saúde sexual e planejamento familiar. 

(Veja também: Porque é importante vacinar as crianças?)

Uma professora voluntária, que perdeu uma perna quando a bicicleta que pilotava foi atropelada por um carro, dá aulas de ioga sob medida para militares da ativa e veteranos da Marinha. Praia Del Mar, San Diego, Califórnia.

Foto de Robert Andrew Richter

3. Manter hábitos de cuidado saudáveis

Existem outras recomendações que contribuem para a boa saúde. Por exemplo, evitar o consumo de álcool, tabaco e drogas ilegais; realizar atividade física regularmente, como caminhar, andar de bicicleta ou outros esportes por, pelo menos, 150 minutos por semana; usar cinto de segurança quando viajar de carro ou capacete quando andar de bicicleta ou de motocicleta.

Além disso, a organização salienta que é importante cuidar da saúde mental, por exemplo, através de atividades relaxantes e agradáveis. É também essencial procurar a ajuda de um profissional de saúde caso se sinta triste, ansioso, exausto ou se tiver pensamentos que podem te prejudicar. 

(Relacionado: Síndrome de burnout: sintomas, tratamentos e como é enfrentar a doença)

4. Ter uma vida social saudável e sexo seguro

Consultar um profissional sobre saúde sexual e planejamento familiar é outro ponto importante. A OMS aconselha a utilização de preservativos para proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); a utilização de contraceptivos para evitar gravidezes não planejadas e a consulta de um especialista se tiver dificuldade em engravidar, se esse for o desejo da pessoa.

5. Manter relações sociais frequentes e de qualidade

Finalmente, a OMS recomenda fazer coisas agradáveis, tais como passar tempo com a família e amigos; partilhar o fardo da tomada de decisões e tarefas com outros em casa e no trabalho; observar outros que lidam bem com conflitos e tentar fazer o mesmo; estar ciente dos seus sentimentos e falar com pessoas em quem confia, como um profissional de saúde, família ou amigos.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
Síndrome de burnout: sintomas, tratamentos e como é enfrentar a doença
Ciência
Quais são os sintomas da ansiedade?
Ciência
Por que é importante bocejar?
Ciência
5 hábitos para melhorar a postura corporal
Ciência
O que é a depressão?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados