Quatro dicas para evitar a retenção de líquidos

Embora consultar um médico seja essencial, existem alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o acúmulo de líquidos no organismo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de jan. de 2023 13:35 BRT
Pessoas bebem água de fonte pública em um dia quente na Place de la République, Paris, ...

Pessoas bebem água de fonte pública em um dia quente na Place de la République, Paris, França. A hidratação é recomendada para evitar um acumulo indevido de líquido no organismo.

Foto de William Daniels

Um edema é um acúmulo anormal de líquido em tecidos ou cavidades corporais, conforme definido pela 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em fevereiro de 2022.

"Isso ocorre porque há algo que favorece a saída do líquido intracelular para o espaço extracelular", explica Sonia Butto, nefrologista e pró-secretária da Sociedade Argentina de Nefrologia, em entrevista ao National Geographic.

Segundo Butto, o acúmulo pode ser produto de doenças hepáticas, renais ou cardíacas, de insuficiência venosa ou por compressão do abdome no caso de gestantes.

No entanto, a nefrologista aponta que essa retenção não deveria ocorrer em pessoas saudáveis. Portanto, quando aparecer um edema ou acúmulo de líquidos, é essencial consultar um profissional médico.

Recomendações para evitar a retenção de líquidos

As pessoas que não têm doenças graves podem prevenir a retenção de líquidos seguindo algumas recomendações. Diante deste quadro, Butto sugere:

  1. Reduzir a ingestão de sal: segundo informações da OMS, a maioria das pessoas consome, em média, entre 9 e 12 gramas de sal por dia, ou seja, o dobro da ingestão máxima recomendada. A entidade recomenda comer menos de 5 gramas diariamente. Esse hábito não apenas ajuda a prevenir o acúmulo de líquidos, mas também a diminuir a pressão arterial, o risco de doenças cardiovasculares, derrame e infarto do miocárdio;
  2. Manter um peso saudável: assim, evita-se a insuficiência venosa e, consequentemente, a retenção de líquidos, explica a especialista;
  3. Ter uma dieta rica em vegetais: “Isso vai favorecer a eliminação de líquidos”, indica Butto;
  4. Beber bastante água: também ajuda na saída de líquidos do organismo e, por sua vez, a manter-se hidratado.

Butto insiste que, sempre que o edema aparecer e persistir, um profissional de saúde deve ser consultado para evitar outros desconfortos mais graves no futuro.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Ciência
O que causa o soluço
Ciência
Como o sedentarismo afeta o seu corpo
Ciência
Como é o contágio da hanseníase?
Ciência
Três atividades para acalmar os sintomas da depressão
Ciência
O que é o colesterol?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados