Quatro dicas para evitar a retenção de líquidos
Embora consultar um médico seja essencial, existem alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o acúmulo de líquidos no organismo.
Pessoas bebem água de fonte pública em um dia quente na Place de la République, Paris, França. A hidratação é recomendada para evitar um acumulo indevido de líquido no organismo.
Um edema é um acúmulo anormal de líquido em tecidos ou cavidades corporais, conforme definido pela 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em fevereiro de 2022.
"Isso ocorre porque há algo que favorece a saída do líquido intracelular para o espaço extracelular", explica Sonia Butto, nefrologista e pró-secretária da Sociedade Argentina de Nefrologia, em entrevista ao National Geographic.
Segundo Butto, o acúmulo pode ser produto de doenças hepáticas, renais ou cardíacas, de insuficiência venosa ou por compressão do abdome no caso de gestantes.
No entanto, a nefrologista aponta que essa retenção não deveria ocorrer em pessoas saudáveis. Portanto, quando aparecer um edema ou acúmulo de líquidos, é essencial consultar um profissional médico.
Recomendações para evitar a retenção de líquidos
As pessoas que não têm doenças graves podem prevenir a retenção de líquidos seguindo algumas recomendações. Diante deste quadro, Butto sugere:
- Reduzir a ingestão de sal: segundo informações da OMS, a maioria das pessoas consome, em média, entre 9 e 12 gramas de sal por dia, ou seja, o dobro da ingestão máxima recomendada. A entidade recomenda comer menos de 5 gramas diariamente. Esse hábito não apenas ajuda a prevenir o acúmulo de líquidos, mas também a diminuir a pressão arterial, o risco de doenças cardiovasculares, derrame e infarto do miocárdio;
- Manter um peso saudável: assim, evita-se a insuficiência venosa e, consequentemente, a retenção de líquidos, explica a especialista;
- Ter uma dieta rica em vegetais: “Isso vai favorecer a eliminação de líquidos”, indica Butto;
- Beber bastante água: também ajuda na saída de líquidos do organismo e, por sua vez, a manter-se hidratado.
Butto insiste que, sempre que o edema aparecer e persistir, um profissional de saúde deve ser consultado para evitar outros desconfortos mais graves no futuro.