Quatro dicas para evitar a retenção de líquidos

Embora consultar um médico seja essencial, existem alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o acúmulo de líquidos no organismo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de jan. de 2023, 13:35 BRT

Pessoas bebem água de fonte pública em um dia quente na Place de la République, Paris, França. A hidratação é recomendada para evitar um acumulo indevido de líquido no organismo.

Foto de William Daniels

Um edema é um acúmulo anormal de líquido em tecidos ou cavidades corporais, conforme definido pela 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em fevereiro de 2022.

"Isso ocorre porque há algo que favorece a saída do líquido intracelular para o espaço extracelular", explica Sonia Butto, nefrologista e pró-secretária da Sociedade Argentina de Nefrologia, em entrevista ao National Geographic.

Segundo Butto, o acúmulo pode ser produto de doenças hepáticas, renais ou cardíacas, de insuficiência venosa ou por compressão do abdome no caso de gestantes.

No entanto, a nefrologista aponta que essa retenção não deveria ocorrer em pessoas saudáveis. Portanto, quando aparecer um edema ou acúmulo de líquidos, é essencial consultar um profissional médico.

Recomendações para evitar a retenção de líquidos

As pessoas que não têm doenças graves podem prevenir a retenção de líquidos seguindo algumas recomendações. Diante deste quadro, Butto sugere:

  1. Reduzir a ingestão de sal: segundo informações da OMS, a maioria das pessoas consome, em média, entre 9 e 12 gramas de sal por dia, ou seja, o dobro da ingestão máxima recomendada. A entidade recomenda comer menos de 5 gramas diariamente. Esse hábito não apenas ajuda a prevenir o acúmulo de líquidos, mas também a diminuir a pressão arterial, o risco de doenças cardiovasculares, derrame e infarto do miocárdio;
  2. Manter um peso saudável: assim, evita-se a insuficiência venosa e, consequentemente, a retenção de líquidos, explica a especialista;
  3. Ter uma dieta rica em vegetais: “Isso vai favorecer a eliminação de líquidos”, indica Butto;
  4. Beber bastante água: também ajuda na saída de líquidos do organismo e, por sua vez, a manter-se hidratado.

Butto insiste que, sempre que o edema aparecer e persistir, um profissional de saúde deve ser consultado para evitar outros desconfortos mais graves no futuro.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados