Quanto tempo de atividade física você precisa segundo a sua idade?

Exercícios moderados a vigorosos têm inúmeros benefícios para a saúde.

Por Redação National Geographic
Publicado 3 de fev. de 2023, 13:53 BRT

Um homem caminha à beira-mar.

Foto de David Guttenfelder

atividade física é boa para o coração, corpo e mente, destaca a Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Diretrizes da OMS sobre Atividade Física e Hábitos Sedentários (2020).

O exercício regular pode prevenir e ajudar a administrar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, melhorar a concentração, aprendizagem e bem-estar em geral, explica a organização.

De acordo com a OMS, "qualquer quantidade de atividade física é melhor que nenhuma, e quanto mais melhor", e todas as pessoas podem se beneficiar do aumento do exercício e da redução dos hábitos sedentários. 

Mas existe uma quantidade recomendada de exercício para cada grupo de pessoas? De acordo com a OMS, sim. Aqui estão as sugestões:

Quanto exercício é recomendado para crianças e adolescentes?

Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos devem passar, pelo menos, 60 minutos por dia em atividade física moderada a vigorosa. Além disso, a OMS recomenda incorporar atividades aeróbicas que fortaleçam os músculos e ossos, pelo menos, três dias por semana.

Quantos minutos de atividade física os adultos devem fazer?

Para adultos (18-64 anos), a organização recomenda um mínimo de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana, ou um mínimo de 75 a 150 minutos de atividade vigorosa.

A OMS também indica que os adultos "devem se engajar em atividades de fortalecimento muscular de intensidade moderada ou maior, para trabalhar todos os principais grupos musculares, por dois ou mais dias por semana".

(Veja também: 7 hábitos saudáveis para cuidar do corpo).

Quanto exercício é recomendado para a terceira idade?

Para pessoas acima dos 65 anos, a OMS recomenda 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana. 

Além disso, a organização de saúde informa que os idosos devem se engajar em atividades físicas multicomponentes variadas, ou seja, aquelas que priorizem o treinamento de equilíbrio e força para melhorar sua capacidade funcional e evitar quedas.

O que as mulheres grávidas devem considerar ao se exercitar

Para mulheres gestantes, a OMS recomenda pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana. A mesma quantidade é indicada para o pós-parto. 

A OMS também adverte que este grupo de pessoas deve levar em conta certas precauções, como evitar esportes de contato (onde há confrontação física) que implicam um alto risco de queda ou podem limitar a oxigenação. Também recomenda evitar atividades na posição supina (face para cima) a partir do primeiro trimestre de gravidez e seguir as recomendações médicas.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados