Três atividades para acalmar os sintomas da depressão

A depressão pode ser tratada com terapia e, além disso, ter seus sintomas minimizados com algumas atividades

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de jan. de 2023, 10:47 BRT, Atualizado 13 de jan. de 2023, 12:41 BRT

Um caminhante passa por flores de mostarda com vista para a montanha Fishtail em Sarangkot, Pokhara, Nepal.

Foto de GETTY IMAGES INC

A depressão é uma doença comum em todo o mundo e se estima que afeta 3,8% da população. Aproximadamente 280 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quais são os sintomas da depressão

Os sintomas são muito variados, explica Guillermo Bruschtein, psicanalista, psiquiatra e membro da Associação Psicanalítica Argentina e da Associação Argentina de Psiquiatras, em entrevista para a National Geographic.

Entre eles, Bruschtein cita mudanças de atitudes, hábitos ou comportamentos; perda de interesse e entusiasmo; sensação de fracasso; e irritabilidade.

Enquanto isso, a OMS explica que, durante um episódio depressivo, a pessoa experimenta um humor deprimido (tristeza, irritabilidade, sensação de vazio) ou perda de prazer ou interesse pelas atividades, na maior parte do tempo e, quase diariamente, por duas semanas, pelo menos.

Outros sintomas listados pela organização mundial são a dificuldade de concentração, os sentimentos de culpa excessiva ou a baixa auto-estima, além da falta de esperança no futuro, de distúrbios do sono, alterações no apetite ou no peso, e uma sensação de cansaço ou falta de energia.

Um grupo de pessoas pratica ioga no Race Street Pier, ao lado do rio Delaware, Estados Unidos.

Foto de Dina Litovsky

Atividades para acalmar os sintomas da depressão

Bruschtein ressalta que a depressão pode ser controlada por meio de terapia e que cada pessoa pode encontrar o tipo que é mais confortável. Da mesma forma, existem algumas atividades que podem contribuir para acalmar os sintomas da depressão e que se complementam ao acompanhamento profissional.

1. Exercício físico pode contribuir para acalmar os sintomas da depressão

A prática de atividade física pode ser útil para reduzir sintomas depressivos em crianças e adolescentes, sugere o artigo “Intervenções de atividade física para aliviar sintomas depressivos em crianças e adolescentes. Uma revisão sistemática e metanálise”, publicado na revista Jama Pediatrics, publicação mensal da Associação Médica dos Estados Unidos, em 3 de janeiro de 2023.

Da mesma forma, "a associação com parâmetros de atividade física, como frequência, duração e supervisão das sessões, permanece incerta e precisa ser mais investigada", adverte o estudo.

Somado a isso, o psiquiatra esclarece que pacientes muito deprimidos devem fazer atividade física acompanhados de alguma pessoa ou em grupo, pois geralmente têm pouca vontade de começar a praticar o exercício.

2. Os sintomas de depressão podem ser reduzidos com passeios pela natureza

O artigo intitulado “Uma revisão sistemática e uma meta-análise do passeio pela natureza como intervenção para ansiedade e depressão”, publicado em 2022 pela revista Journal of Clinical Medicine, na Suíça,  concluiu que caminhar na natureza melhora a saúde mental de forma efetiva, o que tem impacto positivo na depressão e na ansiedade.

Por sua vez, o estudo revela que "apesar da ausência de estudos adequados que realizem acompanhamentos para ajudar a determinar os efeitos a longo prazo, foi relatado um efeito positivo da caminhada para a natureza por até três meses”.

3. Realizar atividades em grupo também pode ter efeitos positivos em pacientes com depressão

Finalmente, Bruschtein sugere que as atividades que ajudam as pessoas a se socializar podem ter efeitos positivos. Por exemplo, o psiquiatra cita atividades comunitárias, música, oficinas literárias, pintura e também oportunidades de trabalho voluntário.

 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados