HPV: o que é, o que causa e como se prevenir do contágio

A data de 4 de março marca o Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV, vírus que pode causar o câncer de colo de útero, mas que conta com métodos para ser prevenido.

Nesta imagem, os objetos azuis são núcleos de células cancerígenas. As manchas marrons marcam a presença dos biótipos 16 e 18 do papilomavírus humano no DNA da célula, a infecção que provavelmente causou o câncer. O material marrom é depositado por "hibridização in situ" do DNA viral rotulado com DNA semelhante nas células do paciente.

Foto de Bob Richmond
Por Redação National Geographic
Publicado 3 de mar. de 2023, 12:53 BRT

O vírus do papiloma humana (HPV) é um vírus infeccioso do ácido desoxirribonucleico (ADN) que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está relacionado com o câncer de colo de útero e a aparição de verrugas e lesões na região genital.

Como alertam a OMS  e o Ministério da Saúde do Brasil, a transmissão não se dá apenas por meio de relações sexuais, mas também por contato direto com a pele, com a mucosa infectada e também no parto (transmissão de mãe para filho).

Uma pesquisa divulgada em 2017 pelo Ministério da Saúde, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estimou que cerca de 54,6% dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos possuem HPV. Desse total, 38,4% apresentam alto risco de desenvolvimento de câncer de colo de útero. Por conta disso, os jovens nessa faixa etária são considerados os mais vulneráveis.

Dados de 2018 da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) indicam que o HPV causa, anualmente, cerca de  72 mil casos de câncer de colo de útero e 34 mil mortes (decorrentes do câncer de colo de útero) somente no continente americano.

Como prevenir o HPV

As duas principais ferramentas de prevenção do HPV são a vacina contra o vírus e a educação sexual, de acordo com a Opas.

A relação entre HPV e educação sexual

A educação sexual é uma maneira de prevenir a transmissão baseada, principalmente, na conscientização sobre o uso de métodos contraceptivos de barreira, como o preservativo masculino e a camisinha feminina.

De acordo com a Fundação Huésped, entidade argentina da área de saúde pública, o uso do preservativo reduz o risco de transmissão do HPV, mas não o elimina totalmente.

“O vírus pode ficar alojado em pontos da zona genital e anal que não são protegidos pelo preservativo”, afirma a instituição. Para ter maior controle e aumentar a prevenção, os especialistas recomendam que as mulheres façam o o exame de colpocitologia (conhecido popularmente de papanicolau) uma vez por ano a partir dos 25 anos.

Pesquisadores da Opas advertem ainda que “quanto mais parceiros sexuais uma pessoa tiver, maior o risco de contágio do HPV ou de qualquer outra infecção sexualmente transmissível”.

A vacina do HPV: como funciona

Desde 2006, existem duas vacinas que protegem contra quatro tipos de vírus causadores do HPV:

  • HPV-6 e HPV-11, relacionados com a aparição de verrugas genitais;
  • HPV-16 e HPV-18, correspondentes a 70% dos casos de câncer de colo de útero.

A vacina contra o HPV também é conhecida como tetravalente e está incluída no calendário de 111 países que fazem parte da OMS. Entre eles, o Brasil.

O Sistema Único de Saúde (SUS) distribui gratuitamente a vacina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e para pessoas que possuem HIV (vírus da imunodeficiência humana), receberam transplantes de órgãos sólidos, de medula óssea ou estão em tratamento oncológico.

Seu nível de eficácia é elevado e não há contra-indicações. “Mais de 200 milhões de doses aplicadas no mundo não apresentaram risco de complicação alto e nem reações adversas”, ressalta a OMS.

O HPV tem cura?

O Ministério da Saúde afirma que “na maioria das vezes, o sistema imune consegue combater de maneira eficiente a infecção pelo HPV, alcançando a cura com eliminação completa do vírus, principalmente entre as pessoas mais jovens. Algumas infecções, porém, persistem e podem causar lesões”.

O órgão do governo federal ressalta que qualquer lesão por HPV deve ter acompanhamento médico para o tratamento adequado e a prevenção de doenças mais graves.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados