O que é o número Pi e por que há um dia dedicado a ele?

O 14 de março celebra uma das constantes matemáticas mais importantes do mundo. E quem não gosta de festejar?

Por Jane J. Lee
Publicado 14 de mar. de 2023, 12:52 BRT

O número Pi, escrito aqui com 33 casas decimais, é comemorado em todo o mundo no dia 14 de março de cada ano.

Foto de Jonny White Alamy

Geeks e apaixonados por ciência têm algo a comemorar neste 14 de março. É quando se celebra o Dia do Pi, dia em homenagem a uma das constantes matemáticas mais importantes do mundo. 

Pi é a circunferência de um círculo – a distância em torno dele – dividida por seu diâmetro, ou a distância através de seu centro. A relação não importa o tamanho do círculo: a borda de uma lata e o equador de um planeta produzem ambos uma relação de Pi. 

Esta simples descrição esconde algumas qualidades bastante fascinantes do Pi, diz Ron Hipschman, do Museu Exploratorium, em São Francisco, Estados Unidos. O pessoal do museu realizou a primeira celebração do Pi Day, ou Dia do Pi, em 1988, e tem continuado a tradição todos os anos desde então. 

"Pi é interessante porque continua para sempre [e sua sequência] nunca se repete", diz Hipschman. Isso provavelmente é parte da razão pela qual as pessoas são tão apaixonadas por ele, acrescenta.

A história do número Pi

As pessoas sabem deste número há milhares de anos – ele até aparece na Bíblia. E o fascínio atravessa as culturas. Os babilônios, os antigos gregos e até mesmo os chineses têm tentado calcular versões cada vez mais precisas do Pi.

O famoso matemático Arquimedes tentou um cálculo exato de Pi em 250 a.C. usando dois polígonos de 96 lados – um desenhado dentro de um círculo e um segundo desenhado fora. Ele argumentou que o valor do Pi estaria entre os comprimentos do perímetro de cada polígono. Este foi o primeiro cálculo teórico, e o mais preciso, de Pi na época.

Ao longo dos anos, as pessoas calcularam Pi com maior precisão. Mas a caça por ainda mais casas decimais realmente se desdobrou com o desenvolvimento dos computadores. Dois matemáticos estadunidenses calcularam Pi para 1120 dígitos, em 1949, usando uma calculadora de mesa. Atualmente, Pi foi calculado com até 13,3 trilhões de casas decimais, diz Hipschman.

Como se celebra o Dia do Pi

As pessoas expressam amor por este número único de inúmeras maneiras, desde a memorização e recitação do maior número possível de dígitos – o atual detentor do disco chegou a 70 030 casas decimais – até a composição de haikais e canções.

Em 2009, após votação, o Congresso dos EUA declarou o dia 14 de março como Dia do Pi – foram 391 votos a favor e 10 contra. "Ron Paul votou contra", diz Hipschman, "entre outros".

Mesmo os bastiões do ensino superior celebram à sua própria maneira. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts libera suas decisões de admissão a cada 14 de março. 

Enquanto isso, muitos outros ao redor do mundo honram o Dia do Pi da maneira mais deliciosa: cozinhando tortas (pie, em inglês).

"As pessoas gostam de comemorar", diz Hipschman, "especialmente quando há torta".

Nota do editor: Esta matéria foi publicada originalmente em 13 de março de 2015. Ela foi atualizada.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados