Para que serve o número Pi? Ele tem bem mais funções do que você imagina

Ainda que possua infinitos decimais, o número Pi geralmente é apresentado como 3,14. Ele está presente em muitas áreas que envolvem a matemática.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de mar. de 2023, 12:33 BRT
Pi é definido como a relação entre o comprimento da circunferência de um círculo e seu ...

Pi é definido como a relação entre o comprimento da circunferência de um círculo e seu diâmetro. A foto mostra o Olho de Londres, Inglaterra.

Foto de SHUTTERSTOCK

Famoso e conhecido até mesmo por aquelas pessoas que não gostam de matemática, o número Pi (simbolizado pela letra grega π) é útil para uma grande quantidade de tarefas e tem sido estudado desde a Antiguidade, há mais de 4 mil anos.

O Pi é uma constante matemática que vem da divisão (razão) do perímetro (soma de todos os lados de uma figura geométrica) pelo diâmetro (linha reta que passa pelo centro e une dois pontos de uma circunferência) de um círculo.

Em outras palavras, o Pi é definido como o coeficiente entre a longitude da circunferência de um círculo e seu diâmetro, explica Marcelo Actis, doutor em Matemática, docente e pesquisador da Universidade Nacional do Litoral (UNL) e do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), ambos na Argentina.

De acordo com a Enciclopédia Britânica (compilado de referência com artigos generalistas sobre diversos temas), o Pi é um número irracional – o que significa que não pode ser obtido pela divisão de dois números inteiros. Frequentemente usa-se a aproximação de 3,14 ou 22/7 para cálculos do dia a dia já que o Pi possui infinitos decimais e não tem um padrão repetitivo, esclarece Actis.

Como explica o professor e pesquisador, o número Pi é importante para muitos campos da matemática, como a geometria, a trigonometria, o cálculo, a estatística, entre outros.

“Isso faz dele um número importante em todas as áreas que envolvem a matemática, como física, engenharia, ciências da computação, construção, entre outros. Em resumo, a relevância do Pi está em sua onipresença”, afirma Actis.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Brasil (Impa) destaca que muitas coisas que as pessoas usam no dia a dia envolvem o Pi. “Pi também é essencial no estudo de transformadas de Fourier, ferramenta matemática usada para compactar dados na reprodução de arquivos MP3, nas mídias Blu-ray e também na tecnologia de imagens médicas, para decompor os componentes da luz solar em linhas espectrais”, informa a organização.

O Pi serve ainda para o desenvolvimento do GPS em carros (que utiliza a constante matemática para a localização) e para o cálculo de rotas de aeronaves, segundo o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

A Nasa usa 16 dígitos do Pi para os seus cálculos de navegação, de modo a buscar a melhor precisão possível, informa o CBPF. E esses são apenas alguns exemplos do uso do número Pi no cotidiano. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados