Altíssima transmissão da variante Delta nos EUA alerta para volta do uso obrigatório de máscaras

Poucos locais cogitam alterações nas políticas, mas especialistas sugerem que é aconselhável que todos — incluindo as pessoas já vacinadas — usem máscaras em espaços públicos fechados.

Efeitos colaterais são bastante improváveis após período próximo à vacinação

Pesquisa revela que mesmo as reações mais graves ocorrem apenas durante as primeiras semanas após a aplicação das vacinas contra a covid-19.

Spray em vez de injeção? Futuras vacinas contra covid-19 podem ser por pulverização nasal

Estimulados pela pandemia, cientistas estudam as vantagens das vacinas intranasais e o que as torna mais potentes do que injeções no braço.

Conseguimos ver o fim da pandemia no Brasil, ou é uma miragem?

Restando 81% do público-alvo para vacinar com duas doses ou dose única, imunidade coletiva vai ser atingida apenas em 2022 se ritmo atual da vacinação se mantiver. Especialistas ouvidos pela reportagem indicam a saída para a pandemia.

Cientistas dizem que doses de reforço contra covid-19 ainda não são necessárias

A vacina da Pfizer contra covid-19 gera uma resposta imunológica duradoura em pessoas que receberam as duas doses e protege contra quadros mais graves da doença e óbitos.

Variante Lambda está se espalhando rapidamente pela América do Sul

Mutações dessa variante do novo coronavírus ajudam a driblar o sistema imunológico. Pesquisadores trabalham para descobrir se ela é mais perigosa ou transmissível que a Delta.

Novos tratamentos contra o câncer podem estar a caminho – graças às vacinas de RNAm

A pandemia de covid-19 colocou as vacinas de RNAm no centro das atenções. Mas essa tecnologia também pode ser uma arma poderosa na luta contra tipos de câncer mais agressivos.

Nova variante Delta Plus é mais perigosa do que as outras? Veja o que se sabe

A última variante do coronavírus se espalhou para cerca de 12 países, entre eles a Índia, os Estados Unidos e o Reino Unido. Os cientistas ainda estão investigando se a cepa é mais letal e transmissível do que as outras.

Adesão a vacinas contra diversas doenças está caindo de forma significativa no Brasil

O país já foi o primeiro em imunização. Mas agora a pandemia exacerbou o declínio na cobertura vacinal e especialistas alertam que doenças já erradicadas estão ressurgindo.

Situação entre pacientes imunocomprometidos e vacinas contra covid-19 é complexa

Estudos sugerem que as vacinas disponíveis não fornecem proteção suficiente, deixando milhões de pessoas com o sistema imunológico comprometido aguardando por uma solução.

Aids: há 40 anos, o início de uma assustadora epidemia tomava forma

Há quatro décadas, cinco mortes misteriosas deixaram o jovem cientista Anthony Fauci perplexo — e deram início a sua longa batalha contra o HIV.

A covid-19 pode causar diabetes? O que é preciso saber

Novos estudos indicam que o vírus causador da covid-19 pode afetar o pâncreas, destruir células que produzem insulina e provocar casos de diabetes.

O que precisamos saber sobre a tão comentada imunidade coletiva

Sem a imunidade coletiva, os países enfrentarão surtos localizados. Mas especialistas afirmam que, mesmo que ela não seja alcançada, ainda há motivos para se ter esperança.

Técnicos do SUS levam vacina em casa e devolvem esperança ao sertão do Brasil

Fotógrafo acompanhou equipe de vacinação em trajetos para imunizar população da zona rural do Cariri paraibano.

Como a covid-19 mudou as expectativas em relação a outras vacinas

As vacinas desenvolvidas durante esta pandemia tiveram um êxito surpreendente — e os especialistas temem que isso possa gerar problemas para expectativas futuras relacionadas a imunizantes.

‘Voltar ao normal’ pode parecer assustador. Você também se sente assim?

Após vários meses de ansiedade, raiva e esgotamento, muitas pessoas estão com dificuldades para retornar aos comportamentos usuais de antes da pandemia. Os especialistas avaliam maneiras de enfrentar o trauma.

Fungo negro raro infecta número preocupante de pacientes com covid-19 na Índia

O uso indiscriminado de esteroides e níveis elevados de glicemia são os possíveis responsáveis pelo aumento de uma infecção fúngica rara entre pacientes vulneráveis com covid-19.

Por que ocorrem efeitos colaterais da vacina e quando são preocupantes

Calafrios, dor de cabeça e fadiga são bastante comuns após tomar uma vacina. Mas as reações podem variar muito e não refletem como o sistema imunológico reagiria a uma infecção de covid-19.

Beber água reduz os efeitos colaterais da vacina contra a covid-19?

Uma boa hidratação pode ajudar a evitar a contaminação pela covid-19. Mas cientistas não sabem exatamente como e por que beber água antes de receber uma vacina pode alterar a reação do sistema imunológico.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados