Há vários tipos de emoções que podem ser divididas em emoções primárias ou universais, e emoções ...

Quais são as principais emoções humanas?

Chamadas de “emoções primárias”, elas são experimentadas de maneira bastante semelhante por pessoas no mundo todo, e viram até tema de filme, como na animação “Divertida-Mente 2”

Há vários tipos de emoções que podem ser divididas em emoções primárias ou universais, e emoções secundárias. A alegria é uma delas.

Foto de Martin Talbot (Creative Commons - CC BY 2.0)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 20 de jun. de 2024, 11:32 BRT

Alegriatristezaraiva… Essas são emoções bastante fáceis de se identificar quando alguém está passando por elas. Por isso mesmo, elas são consideradas “emoções primárias” ou “universais”, como explica Natália Orti, psicóloga e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), professora da The School of Life brasileira, e especialista na área de autoconhecimento e inteligência emocional, entre outras. 

Mas essas três emoções não estão sozinhas: completam a lista as sensações de nojomedo e a surpresa, em um total de seis emoções universais, como detalha a psicóloga. “Elas são assim chamadas porque acabam sendo experimentadas de maneira semelhante em todo o mundo. Isso ocorre porque as emoções primárias são respostas biológicas a certos estímulos e integram a nossa natureza humana”, afirma a fonte.

espectro emocional humano é tão rico que serve também de base para roteiros de filmes e séries. Um dos mais conhecidos a abordar o tema é a animaçãoDivertida-Mente”, que ganhou uma sequência, em 2024. Nela, sua personagem principal, a jovem Riley, entra na adolescência, fase conhecida por ser um “vulcão em ebulição”, quando o tema é o que se está sentindo. 

(Você pode se interessar por: Quando começa a velhice? A ciência diz que é mais tarde do que você imagina)

As emoções primárias estão ligadas à evolução da espécie humana

Segundo a especialista, independentemente da cultura ou experiências de vida, alegria, raiva, tristeza, medo, nojo e surpresa  são acionadas diante de situações que qualquer humano irá  passar ao longo de sua vida

“Por exemplo, a alegria é uma emoção primária que experimentamos quando algo bom e agradável acontece. O medo é outra dessas emoções, que acaba sendo acionada quando percebemos algum tipo de ameaça. Já a tristeza nos sinaliza que estamos diante dos diferentes tipos de perda”, explica Natália Orti. A psicóloga resume ainda que a raiva é sentida quando “percebemos dano ou prejuízo causado a nós mesmos ou ao grupo ao qual pertencemos”. 

O medo é uma das emoções humanas mais básicas, presentes inclusive para a evolução das espécies. Na foto, a força de paz da ONU em um campo de proteção para civis em Juba, no Sudão do Sul.

Foto de Lynsey Addario

“Essas emoções estão ligadas à nossa sobrevivência e evolução como espécie. Isso quer dizer que, durante o processo de seleção natural, tiveram maiores chances de adaptação ao mundo aqueles indivíduos cujo corpo estava propenso a reagir emocionalmente às mudanças do ambiente físico e social”, diz ela. 

Experimentar no corpo as mudanças típicas de cada emoção aumentava a probabilidade de reações que, em última instância, aumentaram a boa adaptação do indivíduo na natureza e nos grupos e comunidades”, explica a psicóloga.

(Vale a pena ler também: Como lidar com a tristeza? Especialista em saúde mental explica como passar por ela)

Emoções secundárias: mais complexas e ligadas às questões culturais

Natália Orti comenta ainda que existem o que é chamado deemoções secundárias”, sendo elas “ainda mais complexas”. “Elas podem variar mais de pessoa para pessoa, e também dentre as diferentes culturas”, diz a psicóloga. 

Entre elas estariam o ciúmes, o orgulho, a vergonha, a admiração e a culpa.

As emoções secundárias são formadas a partir de combinações das emoções primárias: “Também são sempre muito influenciadas por nossas experiências individuaiscultura e aprendizagem social”, finaliza a expert.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados